Seleção da SOMOS Literatura traz obras que mergulham nas cantigas, lendas e tradições do patrimônio cultural do Brasil, celebrando o Dia do Folclore
Por Mira Comunicação
A celebração do Dia do Folclore em 22 de agosto ganha destaque com a seleção de 5 livros infantis pela SOMOS Literatura. Essas obras cuidadosamente escolhidas proporcionam às crianças uma imersão nas riquezas culturais brasileiras, explorando desde cantigas até lendas e tradições que fazem parte do nosso patrimônio.
O Dia do Folclore, criado em 1965 e oficializado por lei, tem como propósito enaltecer a importância da cultura popular do Brasil, reconhecendo sua diversidade e valor educacional. Por meio de manifestações artísticas como danças, músicas, dramaturgia e literatura, o folclore reflete a identidade social e a cultura transmitida de geração para geração. Atualmente, esse conjunto de expressões culturais é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pela Unesco.
A origem do termo “folclore” remonta à junção das palavras britânicas “folk” (povo) e “lore” (ensinar), que carrega a ideia de “conhecimento do povo” ou “o que o povo faz”. A palavra foi proposta pelo antropólogo inglês William John Thoms e, apesar de sua origem estrangeira, é de suma importância para a identidade cultural brasileira.
No Brasil, a divulgação e preservação do folclore ganharam destaque na Semana da Arte Moderna, em 1922, quando obras inspiradas em contos e mitos regionais chamaram a atenção. Em 1947, a Comissão Brasileira do Folclore foi criada, e em 1951, o I Congresso Brasileiro de Folclore foi realizado no Rio de Janeiro.
O folclore brasileiro é uma fusão das culturas indígena, africana e europeia, com personagens lendários como Iara, Saci-pererê, Mula sem Cabeça e Curupira, que enriquecem nossa tradição popular.
Para comemorar essa data importante para a cultura brasileira, a SOMOS Literatura preparou uma seleção de 5 livros infantis que abordam aspectos do folclore. Veja a seguir:
- Quem canta seus males espanta, de Theodora Maria Mendes de Almeida – Editora Caramelo
- Meu livro de Folclore, de Ricardo Azevedo – Editora Ática
- Saci-Pururuca, de Telma Guimarães Castro Andrade – Editora Atual
- Crendices e Superstições, de Marcelo Xavier – Editora Formato
- Contos e lendas de um vale encantado, de Ricardo Azevedo – Editora Ática
Cada uma dessas obras traz uma oportunidade única para as crianças se conectarem com as tradições, histórias e personagens que compõem o riquíssimo patrimônio cultural do Brasil.