redacao@jornaldosudoeste.com

Falhas no débito automático: erros podem causar prejuízos ao consumidor

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Com os sistemas de débito automático, consumidores não se preocupam com as datas de vencimento das faturas. Em muitos casos, o sistema pode falhar e as contas acabam não sendo pagas. Para evitar esse tipo de transtorno, é importante acompanhar os extratos bancários para conferir se as contas foram devidamente pagas. A falha no débito automático pode partir tanto do banco quanto da empresa que fornece o serviço. No caso do banco, pode acontecer de o valor não ser debitado, mesmo que o cliente tenha saldo na conta. Já por parte das empresas, a falha acontece quando não há o envio da ordem de débito. Para cancelar o serviço de débito automático, o consumidor deve procurar o canal com o qual efetuou o contrato de adesão. Se o contrato foi firmado com o banco, é a ele que o consumidor deverá se dirigir na hora de efetuar o cancelamento. Caso o serviço tenha sido contratado com a empresa, o procedimento deverá ser o mesmo.

 

Banco do Brasil é condenado por descontos indevidos

O Banco do Brasil deverá pagar R$ 34.400 de indenização por danos morais e  materiais por ter realizado descontos ilegais de uma conta corrente inativa.  A decisão é da 1ª Vara da Comarca do município, que fica na Região Metropolitana de Fortaleza.

Segundo o advogado Átila Nunes, do serviço Reclamar Adianta.com.br , em 2012, o cliente contratou um seguro para o carro dele e, para efetuar o pagamento das seis parcelas do seguro, ativou uma conta corrente do Banco do Brasil, que estava desativada há dois anos. No momento da ativação, o consumidor foi informado de que não existia débito vinculado à conta.

As parcelas seriam debitadas sempre no dia 12. Antes do vencimento da primeira parcela, o cliente depositou o valor. Após alguns dias, o empresário se envolveu em um acidente no qual teve perda total do automóvel. Para sua surpresa, a seguradora negou a cobertura, devido à falta de pagamento da primeira prestação do seguro.

Em razão desta situação, o consumidor percebeu que o valor depositado na conta foi debitado pelo banco para pagar tarifas bancárias referentes ao período de inatividade da conta. Ele entrou na Justiça para solicitar uma indenização moral e material, destacando que, ao ficar sem automóvel, precisava alugar um carro para levar a esposa grávida ao médico frequentemente.

Proteste, Reclame e Denuncie 

 No Programa Reclamar Adianta os consumidores podem reclamar, protestar e denunciar livremente. Transmitido de segunda a sexta-feira, de 10h ao meio dia, pela Rádio Bandeirantes AM 1360 o programa também pode ser acompanhado pela internet: www.reclamaradianta. br ou pelo Facebook Programa Reclamar Adianta. Whatsapp: 21-993289328.

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745