redacao@jornaldosudoeste.com

FEBRACE, a maior feira de ciências e engenharia do País, volta a ser presencial

Publicado em

Mostra será realizada entre os dias 20 e 24 de março, no Inova USP, em São Paulo, e contará com 225 projetos. Da região Nordeste participam 66 projetos.

Por: FEBRACE/Agência Acadêmica

Depois de três anos sendo realizada em formato on-line, a 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) volta a ser presencial. O evento será realizado entre os dias 20 e 24 de março, no Inova USP, em São Paulo (SP). Estarão em exposição 225 projetos finalistas, desenvolvidos por 516 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito federal. Os trabalhos finalistas foram selecionados entre 500 semifinalistas, escolhidos em uma etapa anterior, feita a distância, na qual foram avaliados os 1.800 projetos inscritos.

Da região Nordeste participam 66 projetos: Bahia (19); Rio Grande do Norte (14); Ceará (13); Pernambuco (5); Paraíba (5); Piauí (3); Sergipe (3); Alagoas (2) e Maranhão (2).  Veja a relação aqui.

“Os finalistas se destacam pelo rigor científico e pela criatividade na solução de problemas prementes da sociedade. Além disso, uma parte expressiva dos projetos está alinhada naturalmente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o que mostra a preocupação dos jovens com os problemas globais”, afirma a coordenadora da mostra, a professora Roseli de Deus Lopes, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Na mostra, os projetos finalistas serão julgados por professores universitários e especialistas. Os autores dos melhores trabalhos, nas diversas categorias, ganharão troféus, medalhas, bolsas e estágios, num total aproximado de 300 prêmios e oportunidades no Brasil e no exterior. Como nos anos anteriores, também serão selecionados nove projetos para a Regeneron ISEF 2023, a maior competição internacional do gênero, que acontecerá de 14 a 19 de maio, nos Estados Unidos.

Durante o evento também serão realizadas palestras para induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas e estimular os jovens a seguirem carreiras em ciências e engenharia. Serão anunciados ainda os vencedores do prêmio “Professor Destaque – FEBRACE 2023”, que tem o objetivo de reconhecer os esforços de professores na orientação e acompanhamento de estudantes que estão realizando projetos de ciências ou de engenharia.

Foto de Capa: FEBRACE/Divulgação

Deixe um comentário