Por: Joana d’arck cunha santos
Apoiador histórico da Felisquié, com investimentos de emenda parlamentar para as suas edições, Waldenor Pereira manifestou o sentimento de gratidão pela honraria: “Estou muito orgulhoso de receber esta homenagem, porque ao longo dos anos venho defendendo, tanto em minha atuação acadêmica quanto política, iniciativas que tenham por finalidade a democratização do acesso ao livro, à escrita e a leitura”, disse ele, lembrando que em seu reitorado na Universidade Estadual dos Sudoeste da Bahia (UESB), foi o responsável pela criação da editora da instituição de ensino e de várias iniciativas como a “universidade itinerante”, festivais culturais, mostras de cinema e de literatura e outras.
Como parlamentar, além de apoiar diversas feiras e eventos literários em Mucurgê (Fligê), Jequié (Felisquié), Canudos (Flican) e Itaetê (Flitê), Waldenor Pereira é vice-presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Livro, da Leitura e da Escrita no Congresso Nacional. O deputado também foi o relator do Projeto de Lei que instituiu o Plano Nacional da Leitura e da Escrita.
Ele recebeu a homenagem, simbolizada por um girassol em escultura e um diploma, das mãos do curador da Felisquié, o escritor, professor e pesquisador, Domingos Ailton, secretário de Cultura e Turismo de Jequié. Isto, durante evento, no auditório Waly Salomão, do Campus Jequié /UESB, quando o parlamentar esteve acompanhado da esposa Ester Figueiredo, curadora da Fligê e membro da curadoria da Felisquié. “Agradeço e parabenizo especialmente ao curador, professor Dominguinho, amigo e companheiro de jornadas e caminhadas”, reforçou.
A VI edição da Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié, a Felisquié, foi realizada pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e Serviço Social do Comércio (SESC) e contou com apoio financeiro através de emenda parlamentar do deputado Waldenor Pereira.