redacao@jornaldosudoeste.com

Fies: Candidatos pré-selecionados da segunda edição já podem complementar a inscrição

Publicado em

O prazo termina no dia 14 de julho

por Agência Brasil 61

Os candidatos pré-selecionados na segunda edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até o dia 14 de julho para complementar a inscrição, exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O Fies, programa do Ministério da Educação (MEC), oferece financiamentos em universidades privadas em todo o Brasil.

Segundo a economista Catharina Sacerdote, o Fies é um crédito de financiamento estudantil que permite aos candidatos que participaram do Enem, por meio do Sisu, obter um financiamento de no mínimo 50% e no máximo 100% dos custos da universidade ou instituição de ensino escolhida.

A renda per capita da família é um critério importante para determinar a faixa de financiamento do estudante. A renda per capita do grupo familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Sacerdote destaca que a renda familiar inclui pessoas que contribuem com o rendimento ou têm despesas atendidas pela unidade familiar e que residem no mesmo endereço domiciliar.

O educador financeiro Francisco Rodrigues ressalta que o financiamento é feito a juros baixos e há taxas administrativas anuais ou trimestrais. Os beneficiários podem pagar a oportunidade de participar do programa ao final do curso, podendo parcelar ou ajustar o pagamento com a instituição financiadora por um período de mais de 5 ou 10 anos. Rodrigues enfatiza a importância do comprometimento do estudante em seguir o projeto educacional até o fim.

Alunos beneficiados pelo Fies compartilham suas histórias de como o programa possibilitou que eles cursassem a faculdade. Noemi Higino Pereira destaca que o Fies financiou 90% de sua mensalidade, permitindo que ela realizasse seu sonho de entrar na universidade. Andressa Caitano Ribeiro, médica da família, enfatiza que sem o Fies seria impossível pagar as mensalidades e que o programa lhe proporcionou a oportunidade de se formar.

É importante ressaltar que o prazo para a validação dos candidatos é de até cinco dias úteis após a data de complementação da inscrição, realizada diretamente na instituição de ensino superior para a qual foram pré-selecionados.

Candidatos que não foram pré-selecionados na chamada única do processo seletivo do Fies serão automaticamente incluídos na lista de espera, para preenchimento das vagas não ocupadas, seguindo a ordem de classificação conforme o Edital nº 8/2023. A eventual pré-seleção dos candidatos participantes da lista de espera ocorrerá entre 18 de julho e 29 de agosto, no Portal Único de Acesso.

Foto de Capa: Marcello Casal Jr|Agência Brasil

Deixe um comentário