Durante o período carnavalesco o Departamento de Fiscalização da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Guanambi manteve regime de plantão e promoveu vários flagrantes de descarte irregular de lixo. Mesmo com um eficiente sistema de coleta, alguns cidadãos insistem em descartar nas proximidades das Avenidas do Anel Rodoviário e Bairros da cidade o seu lixo doméstico ou entulhos de construção, sendo que também existe na cidade um sistema de containers para este tipo de resíduo.
“Chegou ao cúmulo de flagrarmos, neste feriado, o descarte de lixo em local onde está fixada uma placa proibitiva”, destacou Marcos Viana, membro da equipe de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Hélio Pereira (Lelé), tem destacado que “com respaldo do prefeito Jairo Magalhães, a equipe tem promovido ações educativas, sem abrir mão,no entanto, de fiscalizar e aplicar multas e outras sanções previstas em Lei”.
A equipe do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente vem realizando uma série de ações, como a fiscalização das podas e supressão irregular de árvores. Na última semana, a equipe realizou apreensão de 21 pássaros na região da Fazenda Olho D’água, onde as aves estavam sendo mantidas em cativeiro. As aves foram soltas no seu habitat natural e os responsáveis estão respondendo legalmente. A equipe também realizou recentemente ação de fiscalização no Riachão, orientando os pescadores sobre o período da piracema.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente conta com a colaboração da população denunciando a prática irregular de descarte de lixo, ligando para o telefone fixo (77) 3451-8705 de segunda a sexta, ou no celular (77) 9 9999-5521, nos fins de semana.