Florianópolis completa mais um aninho, na verdade completa 350 anos desde a sua fundação. Apenas trezentos e cinquenta aninhos, jovenzinha ainda. Este ano comemoramos com a pandemia já quase superada, pois praticamente todos estão vacinados, já chegou a vacina bivalente e mesmo que a doença esteja ainda por aí, ela vem sem complicações para quem está prevenido e com as doses anti-covid 19. Já podemos comemorar com mais alegria, inclusive com a Velha Senhora, a ponte Hercílio Luz, que está pronta e funcionando há uns dois anos.
Há que comemorarmos o fato de se poder viver no paraíso, ainda que este paraíso esteja ameaçado pela falta de segurança, pela falta de estrutura, pela ganância imobiliária e pela ocupação indiscriminada do solo e por “políticos” que passam por ela apenas para usá-la como degrau.
Florianópolis é mágica, não só pelo mito das bruxas, mas pelas belezas de suas praias, da sua Velha Senhora quase centenária, de sua lagoa majestosa, de sua gente acolhedora, das bruxas de Cascaes, da belíssima Lagoa da Conceição e a figueira da Praça XV, com mais de um século e meio de idade. Também pela sua herança açoriana, pela sua cultura, pela sua gastronomia e por tudo o mais. Essa terra, abençoada por tanta beleza, cativa a gente de tal maneira, que uma vez aqui, é difícil ir embora, é difícil deixá-la.
Feliz Aniversário para a cidade, e que ela inspire seus governantes e seu povo a cuidarem melhor dela, para que possa crescer saudável e feliz.
ESSA ILHA
Luiz Carlos Amorim
Essa ilha catarina
cercada de sol por todos os lados,
é a terra prometida,
o paraíso de areia.
A natureza, generosa,
deu as praias mais bonitas
a este pedaço de chão.
E deixou que eu, poeta,
me quedasse à beira-mar
para sonhar esperanças,
para cantar a beleza
sem igual da capital.
Florianópolis antiga,
ao mesmo tempo menina,
capital da natureza,
da magia e da beleza.