De acordo com a prefeitura local, foi realizada a coleta de material de outros animais visando rastrear possíveis novos casos na região
Por Cleyton Vilarino— São Paulo / Globo Rural
Um foco de raiva bovina foi confirmado em Guanambi, no sudoeste da Bahia, após a notificação da morte de nove animais em uma propriedade do distrito rural de Ceraíma. As mortes foram notificadas à Agencia Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) no dia 19 de dezembro, quando foram coletadas amostras que confirmaram a suspeita no dia 27 de dezembro.
Leia também:
- Por que é importante vacinar animais contra raiva? Pesquisadores explicam
- Rio Grande do Sul registra 72 focos de raiva herbívora
Em nota divulgada em 3 de janeiro, a prefeitura de Guanambi informou que “os contactantes da propriedade foram submetidos ao tratamento profilático, tomando as doses de vacina antirrábica, bem como animais de pequeno porte”.
Ainda de acordo com a prefeitura de Guanambi, foi realizada a coleta de material de outros animais visando rastrear possíveis novos casos na região.
A raiva é uma doença viral considerada endêmica no Brasil e transmitida através do contato com a saliva de animais infectados.
Entre bovinos, o principal vetor é o morcego hematófago Desmodus rotundus. Uma vez apresentados os sintomas, os animais morrem em até oito dias.
Segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária, o Brasil registrou 441 casos de raiva em bovinos em 2023, sendo 15 no Estado da Bahia, sem consequências para a exportação de carne ou para sua comercialização no mercado interno.
Segundo estudos científicos, a estimativa é que a raiva provoque a morte de cerca de 100 mil bovinos por ano na América Latina, gerando perdas de US$ 30 milhões, sendo metade disso no Brasil, país com o maior rebanho da região.
Foto: José Florentino/Globo Rural
Your blog is a testament to your dedication to your craft. Your commitment to excellence is evident in every aspect of your writing. Thank you for being such a positive influence in the online community.