Nos dias 23 e 24 (segunda e terça-feira), acontece, no Hotel Sheraton, no Campo Grande, o 1º Fórum Baiano da Diversidade no Mundo do Trabalho. Uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o evento vai discutir e propor medidas que estimulem a inclusão de negros, indígenas, mulheres, pessoas com deficiência, jovens, idosos e grupos LGBT no mundo do trabalho.
Com estimativa de 400 participantes, o Fórum vai reunir profissionais de gestão de recursos humanos, lideranças sindicais, gestoras(es) públicas(os), administradores(as) de empresas, empresárias(os), professoras(es) e estudantes da área de administração, economia e afins.
Durante o encontro serão debatidos temas como A Participação das Mulheres no Mundo do Trabalho; A Progressão nas Carreiras x Diversidade Étnico-Racial; A Inclusão de Grupos LGBT no Mundo do Trabalho; Os Aspectos da Inserção de Jovens e Idosos; e Avanços da Legislação x Experiências de Inserção de PcDs no Mundo do Trabalho.
“Temos que debater as barreiras que impedem o acesso ou a progressão de mulheres, negros, jovens e LGBTs no mercado de trabalho, em carreiras mais bem pagas. Empregadores e trabalhadores precisam falar sobre isso e construir um pacto de inclusão baseado na diversidade humana”, alerta a secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana.
Inscrições pelo endereço http://www.
Feira das Artes e Empreendimentos da Diversidade
Como parte integrante do Fórum, será realizada, em paralelo, também nos dias 23 e 24 de outubro, a 1ª Feira das Artes e Empreendimentos da Diversidade, na área externa do Palácio da Aclamação, no Centro da Cidade, das 9h às 19h, com entrada gratuita e stand de 20 expositores. A Feira busca fomentar a criação de um ambiente favorável para geração de oportunidades de negócios, através da troca de conhecimentos, inovação, difusão de conceitos e tecnologias; além de estimular o surgimento, a ampliação e a diversificação de empreendimentos sustentáveis e difundir marcas, produtos e serviços que têm a diversidade como mola propulsora dos seus trabalhos. Na programação estão previstas atrações culturais; além de bate papos; cases inspiradores, e um debate especial com o tema “Mulheres Negras empreendedoras: protagonismo, desafios e oportunidades”, uma parceria da Setre, FAPESB e a ONG Poder Rosa.
Parceiros
O 1º Fórum Baiano da Diversidade no Mundo do Trabalho e 1ª Feira das Artes e Empreendimentos da Diversidade contam com o apoio e parceira das secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico; Políticas para Mulheres; da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás; Organização Internacional do Trabalho (OIT); Fecomércio; Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB); ONU Mulheres; Ministério Público do Trabalho (MPT); Afrobrás; Shopping da Bahia e Avon.