Por: Fundacentro
No dia 28 de abril, das 14h às 18h, a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) e parceiros promovem evento em homenagem ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a ser realizado no Centro Técnico Nacional (CTN), situado à rua Capote Valente nº 710 – Pinheiros – SP. O evento também será transmitido pelo canal da Fundacentro no YouTube. Para participar presencialmente, é necessário realizar a inscrição pela plataforma Forms.
O evento faz parte da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat) e traz como tema o “Panorama da Saúde do Trabalhador: Desafios para a Reconstrução”. Estarão presentes o presidente da instituição, Pedro Tourinho de Siqueira; e o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Na oportunidade, o ministro Luiz Marinho realizará a solenidade de posse do presidente Pedro Tourinho, no auditório da instituição.
Além dessas autoridades, o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Fórum Acidentes do Trabalho (Fórum AT); a Frente Ampla em Defesa da Saúde dos Trabalhadores, a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), o Instituto Walter Leser da Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (IWL/FESPSP); o Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat); representantes sindicais, entidades profissionais e instituições públicas também participam do evento.
O presidente da Fundacentro, após a sua nomeação em março, buscou realizar um grande evento em homenagem às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Sobretudo, unir e contar com apoio de autoridades, sindicatos, centrais sindicais e universidades que também compactuam do compromisso em prol da saúde e segurança da classe trabalhadora.
Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), foram notificados 6.774.543 acidentes ocorridos entre 2012 e 2022. No mesmo período, 25.492 desses acidentes resultaram em mortes.
O dia 28 de abril foi escolhido para a homenagem devido a 78 trabalhadores que tiveram as suas vidas ceifadas decorrente do desastre da mina de carvão de Farmington, nos Estados Unidos em 1969. A Fundacentro, ao longo dos seus 56 anos, tem como objetivo promover ações que visam conscientizar a sociedade em geral sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Diante disso, este evento pretende reunir as autoridades, pesquisadores, técnicos, empregadores, trabalhadores e toda a sociedade para que juntos possam debater iniciativas que contribuem para a construção de uma cultura de saúde e segurança no trabalho, por meio de boas práticas e da conscientização sobre os riscos existentes em cada atividade profissional e, assim, contribuir para a redução dos índices de acidentes e doenças no ambiente de trabalho.