redacao@jornaldosudoeste.com

GERALDO LEITE AZEVEDO

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

N.24-09-1952

Geraldo Leite Azevedo,  nasceu em Malhada de Pedras, distrito de Brumado, em 24 de setembro de 1952, filho de Gerson dos Santos Azevedo e Rosa Leite Azevedo.  Caçula e temporão. São seus irmãos Nivaldo, Walter, Ésio, Erivaldo, Sônia, Célia,  Filomena (Mena) e Casemiro.

Estudou o primário e o secundário em Brumado. Em Belo Horizonte cursou o científico e a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais,  onde se formou em 1978.

Desde criança já manifestava o desejo de ser doutor  (médico), esse objetivo o alcançou,  e hoje, é  formado em medicina,  com especialidade em pediatria, profissional conceituado  e de  reputação comprovada pelo conhecimento acumulado e a experiência médica.

 A turma de medicina que Geraldo é um dos componentes,  se reúne a cada cinco sobre  anos,  e nessa comemoração comentam-se  casos  de estudantes, revive o passado e o  atual  exercício profissional nas diversas especialidades. O  passado e o presente,  são motivos de muitas conversas, experiências  e alegrias.

Em 2018 na  comemoração dos quarenta anos de formatura,  Geraldo produziu o livro “FORAME 78”, em homenagem aos colegas,   dedicando a cada um,  uma poesia de sua autoria,  tecendo comentários  da importância profissional dos colegas,  revendo  detalhes,   lembranças e reminiscências  de estudantes durante o curso de medicina. O livro também é dedicado aos queridos e amados familiares – esposa, filhos, neto, irmãos e especialmente à sua saudosa e amada mãe.

Médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais-Belo Horizonte, no período de  1973-1978. Especializou-se  em Pediatria pela Santa Casa de Misericórdia de BH (1979-1980), Título de especialista em Pediatria pela SBP (Concurso 1980). Pós Graduação em Medicina do Trabalho pela Escola Baiana de Medicina (2001). Foi médico pediatra concursado do antigo INAMPS, posteriormente remanejado para o INSS na condição de médico perito (atualmente aposentado). Pediatra Concursado da SESAB – Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, atualmente à disposição do HEMOBA, em Brumado.

Foi vereador entre 1989 e 1992.  Em 1889/1890,  ocupou o cargo de 1º secretário da mesa da Câmara. O vereador Geraldo Leite Azevedo, licenciou-se do cargo,  para assumir a Diretoria Regional da Saúde – Dires,  (Brumado),    e foi substituído pelo suplente Paulo Cézar Rocha Ribeiro em 30/01/1990.

 Prefeito de Brumado de  1993 até 1996,  (PMDB), sendo vice Manoel de Souza Lima (PMDB. Concorrente: José Clemente (PFL) e seu  vice Libânio da Silva Milhazes.

Compuseram a Câmara Municipal os seguintes Vereadores, no seu governo:

Aguiberto Lima dias, (PFL); Benício Gomes Pinto, (PMDB); Claudivino Joaquim de Oliveira, (PMDB);  Elias Alves Ataíde, (PTB); Evaldino Pereira de Souza, (PMDB);  Edio Pereira de Souza, (PcdoB); Aroldo Miranda Meira, (PMDB); Gisvaldo Dias Souza, (PFL); Joãozito Lima, (PFL); Manoel Romar Pereira, (PTB); Osmar de Souza Meira, (PMDB); Paulo Cezar Rocha Ribeiro, (PMDB); Sinval de Souza Neves, (PFL); José Luiz Alves Ataíde, (PMDB); Salvador Malheiro da Silva, (PFL).

Registre-se que  foi um prefeito exigente, honesto e determinado, trabalhou  para o progresso, para o desenvolvimento econômico e  social e  para a cultura  do seu município.

 Declaração do prefeito Geraldo Azevedo aos cidadãos brumadenses, no término de seu mandato, sobre  realizações de seu governo na administração  do Município.

“Tão árduo quanto fascinante, é o desafio de administrar um município, com o potencial e os problemas de Brumado.

Não obstante tratar-se de uma cidade em franco desenvolvimento econômico, com muitas indústrias e atividades empresariais capazes de implementar e dinamizar a economia regional e estadual, Brumado, à semelhança de muitas outras cidades do nordeste brasileiro, especialmente o semiárido baiano ainda vivencia a angústia  das disparidades sociais não resolvidas, ressentindo-se  igualmente de carências infraestrutura em saneamento básico, saúde, educação e segurança pública, espalhando em nível local o aspecto perverso e discriminador das sucessivas  políticas concentradoras de renda e  privilégios desenvolvidas em âmbito nacional.

Mas, procurando reverter ainda que parcialmente, as condições adversas de vida em   nosso município, trabalhamos com muito amor, responsabilidade, coragem e determinação, vencendo barreiras aparentemente intransponíveis, sonhando e realizando muitas vezes, em tantas outras, sofrendo e sublimando a dor dos  sonhos não realizados, mas sempre, convertendo em obras  e serviços tudo aquilo de que a prefeitura dispunha, na otimização máxima dos recursos municipais, para realmente escrevermos na história da nossa terra e no coração de nosso povo, novas páginas de progresso e dignidade político- administrativa nesses quatro anos de GOVERNO TRABALHANDO COM VOCÊ.

 Profundamente agradecido aos secretários e colaboradores deste governo, bem como a todos os servidores municipais, a quem tratei como verdadeiros parceiros da administração pública, ouso dizer que, apesar de tudo, valeu a pena o sacrifício pessoal de ser prefeito, porque Brumado está, hoje, inegavelmente, um pouco melhor e mais feliz, do que antes.”

Segundo o prefeito Geraldo, não basta apenas o poder público construir obras, mas que se aplique bem os recursos em satisfazer as necessidades coletivas.

No livro das realizações e prestação de contas  do prefeito Geraldo Azevedo,   constam as seguintes informações: Dados Gerais do município, educação e cultura; saúde, bem-estar social; Fazenda (contabilidade); instalação da Procuradoria Jurídica; recursos hídricos; esporte e lazer; estradas vicinais; Defensoria Pública;  diversas obras implantadas pela prefeitura,  etc.

 Muitos depoimentos elogiosos foram feitos sobre a administração e a competência  administrativa da   pessoa proba e honesta de Geraldo Azevedo:

 Haroldo Lima – deputado federal ; Roberto Santos – deputado federal, médico, ex-governador da Bahia; Geddel Vieira Lima, deputado federal e 1º vice-líder do PMDB,  autor do projeto do CAIC,  que contou com a participação da Prefeitura de Brumado e da Câmara Municipal,  com a doação do terreno para sua  construção e instalação;  José Roberto Nery – gerente da Magnesita,  e outros políticos e pessoas da sociedade,  aprovaram o governo Geraldo Azevedo, como o melhor prefeito do município  de Brumado.

 Destaque-se   a opinião do Monsenhor Antonio Fagundes, pároco de Brumado: “Seja como médico, homem ou administrador, Geraldo Leite sempre correspondeu ao que era como aluno: sério, honesto, dedicado, atencioso. Todos reconhecem o seu trabalho, inclusive a sua responsabilidade por ter trazido a fase de maior progresso da história do município. Geraldo Leite trabalha por Brumado independente de governo e todos sabem disso. É louvável a sua atenção especial dedicada à educação e ao socorro aos mais pobres, à paroquia, aos pagamentos em dia do funcionalismo.” É avesso ao populismo  e  à demagogia, essa é a sua posição de caráter íntegro.

Entre outras obras, destaca-se   o Ginásio de Esportes Antonio Alves Ribeiro, a Urbanização e reconstrução da Pça. Zeca Leite, e a construção do Pça. São Cristóvão, a implantação do CAIC,   etc.

Sobrinho do prefeito Armindo dos Santos Azevedo,  líder político e excelente administrador público, herdou a veia política da família Azevedo.  Na  política estudantil,  muito influente,  foi  o presidente da Associação de Médicos Residentes da Santa Casa,  em Salvador.  Destacou-se  como prefeito e é  pediatra de reconhecido valor e  competência.

Compôs a  sua equipe administrativa   as seguintes pessoas: Manoel de Souza Lima, ex-vereador de vários mandatos e liderança política local; Guita Abaliac Azevedo (psicóloga), Bem-estar Social; Marlito Alves Lacerda, Finanças, Fazenda e Contabilidade; Filomena Azevedo Leite (licenciada em letras), Educação e Cultura; Marlúcio R. Abreu (médico) – Saúde; Breno Nery Castro  Brito, (Eng. Agrônomo) Chefe de Gabinete; Sebastião Silveira, Esporte e Lazer; Osmar Santos Lima, Recursos  Hídricos; Davi Ferreira Souza, Transportes, Estradas e Rodagem; Gleide Azevedo Cunha, (Eng. Sanitarista e Segurança no Trabalho), Obras; Ana Glória Trindade Barbosa (advogada), Procuradoria Jurídica Municipal; Livaldo Cerqueira (advogado) Procurador Municipal; Raimundo Lima Dias (contabilista) , contador; Edson Gonçalves Souza (contabilista) – contador-tesoureiro e Prudêncio Gomes Fernandes (Tec. Em contabilidade), Chefe do Setor Pessoal.

Membro fundador e primeiro presidente da ALAB – Academia de Letras e Artes de Brumado, onde ocupa a cadeira nº 2. Discursou na sua  posse em 11/06/2002 no Clube Social de Brumado, nesta data fazia-se a comemoração dos 125  anos de emancipação política de Brumado. Participou de três Antologias Poéticas da ALAB e da primeira coletânea de Poesias – Filhos da Terra – patrocinada pela Prefeitura Municipal de Brumado.  Demitiu-se do Sodalício, por questões políticas e de   incompatibilização pessoal  com determinado  membro da ALAB.

Além de médico,  Geraldo é poeta,   escritor e  orador   eloquente, e intelectual insofismável.

É casado com Guita Abaliac Azevedo (psicóloga)  e com ela teve  a filha biológica Rosa, (também psicóloga), que lhe deu o neto Rafael,    e Bruna,  filha  do coração, que  lhe  deu o neto Enzo. Atualmente ela é médica.

Em 2004 concorreu ao  cargo de prefeito pelo PMDB e não foi eleito, foram seus concorrentes:  Eduardo Lima Vasconcelos (PL)-  ELEITO, e  Jorge Soares Oliveira (PT).

No pleito de 2020 candidatou-se a prefeito pela sigla  do PP, coligação “Um novo tempo para Brumado”,   não obteve êxito eleitoral,  por conta de um problema de saúde, vítima da COVID-19, três  dia antes das eleições, foi  internado na UTI do IBR de Vitória da Conquista,  fato   que o prejudicou na campanha,  além do que,  o seu vice o abandonou e passou a apoiar outra candidatura, ato de sua reprovação e indignação.

Foram seus Concorrentes  nesta eleição,  os candidatos a prefeito: Eduardo Vasconcelos (PSB), ELEITO;  Fabrício  Abrantes (DEM)  e Toe Gentil (PSDB).

Pensamentos e frases  de Geraldo Leite Azevedo:

“Sempre preferi ser justo a ser bom, isto, em política, costuma trazer problemas porque muitas vezes devemos deixar de beneficiar uma pessoa pelo bem coletivo. Nem sempre isto é compreendido.”

“A política exerce um certo fascínio sobre as pessoas  em função do contato social e pelo sentimento de transformação social do homem e da sociedade. Para mim política é ir ao fundo de si mesmo para emergir em defesa do próximo, é a luta pelo bem coletivo.”

É voz corrente da população:  A política, não condiz com o seu caráter de homem íntegro, probo e consciente dos seus valores éticos, além do que,   o sacrifício financeiro  à profissão médica,  o fez desistir de concorrer aos cargos eletivos, para atuar em seu consultório e cuidar com mais assiduidade  dos seus pacientes. Disse:  “Já dei a minha contribuição, tanto no Legislativo quanto no Executivo”. “Entretanto, eu tenho a minha opinião política em favor do candidato da minha opção”.

Homem de fé, após pesquisas religiosas,  optou por  se congregar na igreja Adventista do Sétimo Dia, objeto de sua convicção religiosa, tendo em vista que,  a igreja tem como base a Sagrada Escritura e seguem rigorosamente os ensinamentos bíblicos.

Geraldo citou: “A curiosidade das moléstias pode fazer o sábio, mas é o amor aos doentes que faz o médico” (Le Gendre).

Fontes de pesquisas:

Livro FORAME 78, autoria de Geraldo Leite Azevedo

Edição do livro Brumado a Locomotiva do Sertão,  editado por Robson Couto e Afonso Silvestre,  em 10 de dezembro de 1966. Prestação de contas do mandato de Geraldo Leite Azevedo.

Consulta às  Atas da prefeitura e da Câmara Municipal,  referente ao mandato de vereador e prefeito de Brumado do médico Geraldo Leite Azevedo.

1 comentário em “GERALDO LEITE AZEVEDO”

  1. This article was incredibly insightful! I was captivated by the thoroughness of the information and the clear, engaging way it was delivered. The depth of research and expertise evident in this post is remarkable, significantly elevating the content’s quality. The insights in the opening and concluding sections were particularly compelling, sparking some ideas and questions I hope you will explore in future articles. If there are any additional resources for further exploration on this topic, I would love to delve into them. Thank you for sharing your expertise and enriching our understanding of this subject. I felt compelled to comment immediately after reading due to the exceptional quality of this piece. Keep up the fantastic work—I’ll definitely be returning for more updates. Your dedication to crafting such an excellent article is highly appreciated!

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745