redacao@jornaldosudoeste.com

Geraldo Nepomuceno de Souza ‘Geraldão’

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Geraldo Nepomuceno de Souza, Geraldão, nasceu em oito de setembro de 1946, natural de Lajedo Alto/Iaçu, filho de João Nepomuceno de Souza (ferroviário) e Elza Marques de Souza (doméstica). O casal João Nepomuceno/Elza Marques de Souza teve os seguintes filhos: Luís, José, Expedito, João e Geraldo Nepomuceno de Souza (cinco homens); Luzia, Terezinha, Raimunda, Rita de Cássia, Lúcia e Conceição Maria Marques de Souza (seis mulheres).

 Com a morte do pai em agosto de 1957, o irmão Luiz Nepomuceno de Souza, então chefe da estação ferroviária de Brumado, trouxe em março de 1958, a família para aqui residir. Geraldo estudou o primário na escola estadual do Bairro São Félix e depois deu prosseguimento aos estudos no colégio General Nelson de Mello até a 8ª série e cursou no Colégio Estadual de Brumado – CEB o 1º ano básico.

Trabalhou em diversas empresas: Construtora M. Teixeira Ltda. – COMTEL como auxiliar de topografia no período de 26/10/67 a 11/03/68; MONTREAL – Montagens e Representação Industrial como auxiliar administrativo de 27/03/1968 a 25/02/1971; Magnesita S.A. como auxiliar de escritório de 04/03/1971 até 14/04/1971; Vitor Transportes Ltda., como auxiliar de escritório de 15/04/1971 até 25/04/1974; BRUMAUTO – Brumado Automóveis Ltda., como Consultor Técnico de 01/10/1975 até 31/05/1976; Magnesita S.A., como escriturário de 22/07/1976 até 10/01/ 1979. ESSEN – Sociedade de Soldas S/A (sede em São Paulo) como vendedor de 20/07/1981 até 01/09/1981. Em seguida abriu a Emplacadora de Veículos Nepomuceno Ltda., onde prestava serviços concernentes. Motorista conceituado e experiente, portador da Carteira Nacional de Habilitação categoria “D”, fazia viagens para terceiros quando solicitado.

Casou-se em 12/06/1971 com Celina Moreira da Silva, nascida em Maracás/BA, filha de Ramiro Moreira de Carvalho e de Hercília da Silva Costa. O casamento religioso foi realizado na Igreja Matriz de Brumado, celebrado pelo Monsenhor Antonio da Silveira Fagundes com efeito civil. Foram testemunhas:  José Nepomuceno de Souza, Lucimar Nepomuceno (esposa de José), Luís Nepomuceno de Souza, Terezinha Marques de Souza. E após o matrimônio passou a assinar Celina Moreira de Nepomuceno. Dessa união nasceram os seguintes filhos: Valeska Moreira Nepomuceno de Souza, Rihana Moreira Nepomuceno de Souza (1974), João Nepomuceno de Souza Neto (1980) e Villena Moreira de Nepomuceno de Souza (1983).

Em 13 de janeiro de 1981, adquiriu o título de sócio proprietário do Clube Social, Cultural e Recreativo de Brumado, fundado em 13/05/1972, proporcionando para si e a família mais um espaço de lazer e entretenimento.

Com a morte de Geraldo de Souza Nepomuceno em 13/03/1985, vítima de acidente automobilístico conforme noticiado em jornal que registrou a ocorrência: “acidente ocorrido na BR-324, quilômetro 99, Geraldo Nepomuceno de Souza de 39 anos de idade, capotou o veículo que dirigia vindo a falecer”.

 Deixou pensão para a viúva Celina Moreira de Nepomuceno. Os restos mortais estão enterrados no cemitério municipal Senhor do Bonfim. Foi inventariante a viúva Celina Moreira de Nepomuceno

 Teve uma família harmoniosa, dedicou-se aos seus,  com benevolência e cordialidade, foi prestativo e solidário, este foi o depoimento da supérstite Celina Moreira de Nepomuceno que lamentou a sua morte de forma trágica e inesperada em acidente, no retorno de uma viagem à Capital do Estado, quando fora a serviço, prestar  solidariedade a uma pessoa enferma.

 Geraldo Nepomuceno de Souza era uma pessoa muito querida da sociedade brumadense, gozava de prestígio e consideração da população pelo sentimento de ser útil a quem o procurasse, prova disso foi a grande quantidade de pessoas que participaram em cortejo no seu enterro, confirmando o seu prestígio. Não media esforços para servir as pessoas, sempre se colocando à disposição do solicitante, a qualquer hora e momento. Os amigos solidários se cotizaram e compraram uma casa para a família (esposa e filhas).

Pelo seu passamento, recebeu homenagem, através do Rotary Club de Brumado, prestada por José Roberto Datoli Nery que afirmou no artigo UM EXEMPLO INESQUECÍVEL, entre outras expressões de solidariedade disse:  “Perdê-lo, portanto, fez-nos muito mal. Acreditamos, contudo, que o seu exemplo de desprendimento e capacidade de servir ficará para sempre em nossa memória, ajudando-nos a sermos melhores”.

 Em 19 de agosto de 1986 por indicação do vereador Evaldino Pereira de Souza, recebeu da Câmara de Vereadores de Brumado, homenagem conforme Decreto número 406/86 com a denominação de um logradouro no Bairro Nobre, com o seu nome.

Os dados para a execução desta biografia foram fornecidos por Celina Moreira de Nepomuceno (esposa), a quem agradecemos a gentileza do atendimento e das informações.

1 comentário em “Geraldo Nepomuceno de Souza ‘Geraldão’”

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745