redacao@jornaldosudoeste.com

Gestores têm até 31 de agosto para habilitar município ao cálculo do VAAT 2025

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Mais de 400 entes federativos estaduais e municipais ainda não estão habilitados

Por Nathália Ramos Guimarães

Gestores municipais têm até o dia 31 de agosto para habilitar o município para o cálculo do Valor Anual Total por Aluno (VAAT), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2025, alerta a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Asafe Gonçalves, especialista em planejamento tributário, gestão fiscal e sócio diretor do Asafe Gonçalves Advogados, explica que o VAAT vai além de um “mero” procedimento contábil.

“Ele acaba sendo um mecanismo que assegura uma distribuição equitativa dos recursos federais essenciais para manutenção e desenvolvimento da educação básica. Então, para cada município que tem uma capacidade financeira limitada, esse recurso entra com uma espécie de forma vital para alcançar e manter esses padrões de qualidade na educação”, aponta.

A lista preliminar divulgada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), informa que 424 entes federativos estaduais e municipais ainda estão inabilitados à complementação VAAT.

Municípios como Olho d’Água Grande (Alagoas), Barcelos (Amazonas), Ponte Nova (Minas Gerais) e Cabo Frio (Rio de Janeiro) estão presentes nessa lista.

CNM: Mais da metade das obras públicas paradas no Brasil são na área da Educação

PESQUISA: Mais da metade dos pais acredita que Novo Ensino Médio não prepara jovens de forma adequada

O que acontece com os municípios que não cumprem o prazo?

Asafe Gonçalves explica que o não cumprimento do prazo implica na perda do fundo e em uma perpetuação da desigualdade social, pois afeta diretamente a vida de milhares de alunos.

“Pode significar uma perda significativa de recursos fundamentais para educação e esse é um cenário que os municípios não podem se dar o luxo de enfrentar, tendo em vista a mitigação dos recursos que são enviados pelos municípios. A situação já está difícil e tende a ficar mais, caso não consigam enviar no prazo”, completa.

Como se habilitar para o cálculo?

A CNM ressalta que a habilitação para o cálculo do VAAT deve ser realizada através da transmissão ou retificação das informações da matriz de saldos contábeis de 2023, utilizando o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Além disso, é necessário que os gestores façam a transmissão dos dados referentes ao ano de 2023 para o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope), do FNDE.

A habilitação do município é um pré-requisito para o cálculo do VAAT de cada ente federado, não garantindo automaticamente o recebimento da Complementação-VAAT pelo ente local. Os recursos da complementação-VAAT serão recebidos somente se o VAAT do município for inferior ao VAAT-MIN estabelecido nacionalmente.

Foto: Sumaia Vilela/Agência Brasil

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745