redacao@jornaldosudoeste.com

Ginecologia Natural: um olhar diferente para cuidar da Saúde Feminina

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por: Brenda Rios

A busca pelo autoconhecimento é contínua e tem sido determinante, atualmente, para que as pessoas, as mulheres mais especificamente, adotem um contato mais próximo com a natureza, como forma de redescobrir um estilo de vida conectado com o bem-estar físico e mental. E é nesse cenário que a Ginecologia Natural, método terapêutico que propõe uma conexão da mulher com os elementos da terra e os conhecimentos tradicionais, como faziam suas ascendentes, para conhecer e cuidar do corpo.

A Ginecologia Natural, que ganhou destaque e começou a se expandir na América Latina em 2008, tendo como referência o `Manual Introductorio a la Ginecologia Natural`, de autoria da Socióloga e Parteira chilena Pabla Pérez San Martín. A obra, considerada a precursora da metodologia, que se sustenta em dois pilares: o autoconhecimento e o autocuidado, visando, em síntese, conhecer melhor os ciclos femininos com objetivo de empoderar as mulheres na relação com seus próprios corpos. Na Ginecologia Natural, a mulher assume o papel de protagonista nas decisões de sua saúde.

O método, aponta a Terapeuta Holística SIMONE CAIRES RODRIGUES Caires Rodrigues, é uma prática de autonomia da Saúde, em que a mulher tem o maior domínio sobre seu próprio corpo, sobre o ciclo menstrual e as mudanças que acontecem ao longo da vida. A Terapeuta ressalta que a diferença entre a Ginecologia Natural e a Ginecologia Tradicional são as abordagens, enquanto a Tradicional é direcionada para rastrear e resolver patologias femininas com o uso de fármacos, a Natural concentra-se na causa do dese0uilíbrio, potencializando o funcionamento do corpo da mulher com a ajuda dos métodos naturais.

Na entrevista exclusiva ao JS, a Terapeuta Holística Simone Caires Rodrigues, aborda vários aspectos benéficos da Ginecologia Natural, destacando entre outros temas a importância do ciclo menstrual, desde a adolescência quando inicia até o seu término na fase adulta, e como a compreensão de cada fase pode proporcionar uma maior qualidade de vida para a mulher.

 

A MATÉRIA COMPLETA VOCË CONFERE NA EDIÇÃO 709 DO JORNAL DO SUDOESTE, ACESSANDO O LINK: https://www.jornaldosudoeste.com/jornal-digital-edicao-709/

 

 

Foto de Capa: Evandro Maciel

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745