redacao@jornaldosudoeste.com

Graduação na Uesb – Que profissão é essa? Agronomia, o curso da terra e da tecnologia

Publicado em

Por: ASCOM Uesb

 

As técnicas agrárias sempre permeiam nosso cotidiano. Basta lembrar dos livros de história com as explorações da cana de açúcar e com a produção cafeeira. E quem nunca se perguntou como os alimentos chegam às nossas mesas diante de tantas pessoas habitando o planeta? Entender as técnicas de plantio, a criação de animais e os processos de industrialização de alimentos faz parte dos estudos da Agronomia, ciência que reúne conhecimentos sobre a prática da agricultura.

Para quem deseja atuar na profissão, o curso de bacharelado em Agronomia dá acesso aos principais pilares da área, com estudos nas áreas de Fitotecnia, trazendo conhecimentos voltados para as diversas culturas agrícolas, como café, manga, mandioca, etc. Já na área dos Solos, o estudante compreende as principais técnicas de adubação e preparo.

Além disso, o curso possibilita a habilitação na área de Cálculos, para contribuir com construções rurais e barragens, por exemplo. O agrônomo também terá competência para atuar na área de Zootecnia, com foco em diversos animais e melhoramento genético; acompanhar os principais avanços tecnológicos, com uso de drones e gerenciamento de dados; e, por fim, adquirir conhecimento voltado para a sustentabilidade.

Atuação no mercado – Histórias de pessoas que constroem mudanças na sociedade e na vida pessoal são inúmeras na Uesb. É o caso de Linaldo Alves, filho de pequenos agricultores, nascido na zona rural de Catu, na Bahia. Foi por meio da influência dos pais que ingressou na área, inicialmente no curso técnico, atuando por 8 anos e, posteriormente, realizou o sonho de fazer o curso de Engenharia Agronômica, que concluiu em 2011 no campus da Uesb em Vitória da Conquista.

De acordo com ele, uma das motivações para realizar o curso foi a crescente demanda por alimentos, em função do aumento da população. “Nesse cenário, o agrônomo tem papel fundamental para produzir alimentos seguros, saudáveis e com baixo custo. Além disso, respeitando o meio ambiente através da utilização de novas práticas agrícolas”, defendeu o egresso.

Atualmente, Linaldo trabalha em várias cidades da região Sudoeste e sua área de atuação é na produção de hortaliças, na qual desenvolve técnicas, planejamento, escolha de variedades mais adequadas para a região, controle fitossanitário e administração da equipe de produção, em uma grande empresa da região. “Como eu já atuava como técnico, a Agronomia me possibilitou atuar em atividades que antes eu não tinha possibilidade por falta de conhecimento específico”, explicou.

Conforme professor Márcio Pedreira, coordenador do curso na Uesb, há uma demanda crescente no setor desde o nascimento do país e uma importante participação na economia. “Com a trilha do desenvolvimento do Brasil e a Agronomia acompanhando esse crescimento, precisamos falar também sobre a participação do setor no PIB [Produto Interno Bruto] brasileiro, que já foi sustentado, quase que exclusivamente, pela agropecuária”, pontuou o professor. De acordo com ele, o cenário também aponta a importância da área para a segurança alimentar da população, com uma recente crescente da agricultura familiar nesse processo.

O curso na Uesb – O curso de bacharelado em Agronomia foi criado em 1985 na Uesb. Realizado em 10 semestres, a graduação funciona no turno diurno, no campus de Vitória da Conquista, e são ofertadas 86 vagas anualmente, de forma gratuita.

Durante a graduação na Universidade, os alunos podem experienciar diversas oportunidades que vão contribuir com sua escolha futura. No curso, o estudante atua tanto por meio da Iniciação Científica, através de pesquisas, quanto por meio da extensão, através de projetos com aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos em diálogo com a comunidade.

O curso também conta com uma rede de laboratórios, onde alguns deles prestam atendimento a pequenos produtores. Após a conclusão do curso de graduação, o profissional ainda terá a oportunidade de ingressar no Programa de Pós-Graduação em Agronomia, implantado em 2002 na Universidade. Atualmente, é possível ter acesso aos cursos de Mestrado e de Doutorado, ampliando a formação e contribuindo com o desenvolvimento da ciência.

Foto de capa: Divulgação

Deixe um comentário