redacao@jornaldosudoeste.com

Grupo de Pesquisa em Administração e Empreendedorismo do IFBA apresenta artigo em Valladolid, Espanha

Publicado em

O investimento em pesquisa nos Institutos Federais permite que o aluno, em suas diferentes modalidades de ensino, tenha contato com a investigação como instrumento de formação acadêmica e de vida.

No IFBA campus Vitória da Conquista, o GPEPAE – Grupo de Pesquisa em Ensino e Pesquisa em Administração e Empreendedorismo, liderado pela professora PhD pela UTAD – Portugal e Drª pela UFBA Deise Danielle Neves Dias Piau, vem cumprindo este papel no desenvolvimento das competências através da pesquisa, com a publicação de artigos e com participação em eventos nacionais e internacionais.

A professora Deise Piau e os estudantes André Teixeira Amorim Costa e Marília Aguiar Rodrigues do IFBA apresentaram no último mês de abril, o artigo AN ANALYSIS OF HIGHER EDUCATION IN BUSINESS ADMINISTRATION IN BRAZIL: REGULATIONS AND FORMATION, na 11ª OLKC (Conferência de Aprendizagem Organizacional, Conhecimento e Capacidades) que aconteceu na cidade de Valladolid, na Espanha. Um dos principais centros de ensino superior da Espanha, a Universidade de Valladolid hospedou a conferência anual da OLKC, descrita como um congresso de âmbito internacional e inclui uma ampla gama de perspectivas que podem contribuir para tornar o campo do conhecimento organizacional e da aprendizagem uma das áreas mais vibrantes para a pesquisa e o debate contemporâneos.

“Poder apresentar um trabalho fora do país foi sem dúvida uma das experiências acadêmicas e de vida mais significante que tive até agora. Éramos os únicos estudantes em todo o Congresso. Fico feliz em começar a minha carreira de pesquisador assim”, afirma o estudanteAndré Teixeira

Em novembro de 2016, a mesma equipe de pesquisadores, foram premiados no XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), organizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e promovido pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) em Natal/RN com o artigo: “ENSINO DO EMPREENDEDORISMO: Uma Análise Bibliométrica em cursos de graduação de Engenharia Elétrica no Brasil”.

De acordo a professora Deise Piau “A publicização do conhecimento o qual estamos produzindo na área do ensino da administração, em formato de artigos nacionais e internacionais é sem dúvida, o resultado de muito trabalho. É uma grande satisfação ver o resultado das pesquisas que estamos trabalhando socializados em grandes eventos, revistas e centros acadêmicos no Brasil e no exterior”.

 Além de premiados, os pesquisadores foram convidados a integrar um Grupo de Trabalho em parceira com o MEC, CNI e ABENGE que, em conjunto com outros pesquisadores de Instituições de Ensino Superior do país, estuda e analisa o ensino empreendedor nas Engenharias a fim de compor um panorama geral e propor intervenções nos processos de ensino-aprendizagem do empreendedorismo com o objetivo de implementar a disciplina nas matrizes curriculares dos cursos de Engenharia.

Deixe um comentário