redacao@jornaldosudoeste.com

Há mais portugueses saindo de Portugal do que brasileiros deixando o Brasil

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

As relações migratórias entre Brasil e Portugal estão se intensificando, quais são os benefícios e problemas desse comportamento?

Por: MF Press Global

Os acordos entre Brasil e Portugal que buscam facilitar a migração entre os países, faz com que o país lusitano seja o principal destino dos brasileiros que vão para fora do país.

Os números são crescentes, segundo o SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – de Portugal, entre 2018 e 2022, houve um aumento de mais de 100% no número de brasileiros com visto de residência em Portugal.

Apesar disso, o número de portugueses deixando o país ainda é superior à quantidade de brasileiros saindo do Brasil, como explica o contabilista português, Joaquim Moreira.

“Proporcionalmente, relativo à quantidade de habitantes vs a quantidade dos que saem. Sai mais portugueses de Portugal do que brasileiros saem do Brasil. Tivemos quase um milhão de brasileiros vindos para Portugal, num país de 230 milhões. Em Portugal, com 10 milhões de habitantes, 20% estão fora do país”.

Entre 2010 e 2013, o número de portugueses deixando o país cresceu mais de 50%, tornando Portugal o país da União Europeia com mais imigrantes proporcionalmente à população residente.

No Brasil, entre 2012 e 2021 houve um aumento de cerca de 122% na emigração, mas apesar disso, em comparação com os mais de 200 milhões de residentes do país, há proporcionalmente um menor êxodo que em Portugal.

A relação entre os dois países gera choque culturais que acabam se desenvolvendo em xenofobia, o que, segundo Joaquim Moreira, não é lógico.

“Atualmente existem 5 milhões de portugueses no Brasil, um milhão de brasileiros em Portugal. Não faz sentido a xenofobia”.

Foto de capa: Divulgação

13 comentários em “Há mais portugueses saindo de Portugal do que brasileiros deixando o Brasil”

  1. É revoltante que portugueses em Portugal discriminem brasileiros. Quem já conviveu com eles aqui no Brasil sabe que eles não são exatamente simpáticos no trato, salvo exceções. Mesmo morando aqui só fazem reclamar do Brasil e dos brasileiros. Povo azedo.

    Responder
    • Eu nunca vi um português sendo antipatico, nem no Brasil nem em Portugal. Acho que você está mentindo. Aliás a impressão que eu tenho é de que os portugueses são pessoas muito amaveis e educadas, completamente diferente de brasileiro que é mal educado, folgado, sem noção e invejoso dentro ou fora do Brasil como todo brasileiro sabe. Inclusive o seu nome “Zilda Maria Leal” parece um nome portugues. Você não é portuguesa? Por que você tem esse nome? Você sabe? E quem está sendo xenofica e discriminatoria com este tipo de comentario que pra mim é uma generalização falsa é você. Você é uma pessoa azeda.

      Responder
      • Não sei onde tu vive, porque no planeta terra eu vejo português preconceituoso e arrogante sim! Tem uma entrevista com portugueses e falam o que odeiam em brasileiro. O churrasquinho, de querer chegar e ser amigo… várias outras coisas

        Responder
      • Que ridículo Daniel, o português. Que mundo você vive? Português amável é raro, moro em Portugal há anos, família, amigos, colegas de trabalho, filhos, sobrinhos, vizinhos, todos tem sentido na pele a xenofobia e a grosseria de grande parte dos portugueses.

        Responder
    • Bem já tive mais convívio com portugueses hoje muitos já faleceram ou estão bem idosos,meu padrinho Alberto que Deus o tenha é um desses,quanto a povo azedo fica mesmo no âmbito da sua opinião,são apenas pessoas que tem uma forma mais direta de comunicação sem muitos rodeios!! Inclusive mando um abraço a seu Fernando portugues vascaino dono de uma loja auto peças aqui na ilha do governador RJ..pessoa gentil da melhor qualidade.

      Responder
  2. Sou brasileiro tenho 61 anos , não conheço Portugal mas se um dia tivesse essa oportunidade gostaria de conhecer as aldeias e o interior de Portugal e as pessoas que lá vivem , para mim seria um sonho ,amo tudo que se refere a Portugal. Deus abençoe essa nação linda.

    Responder
    • Amigo o governo tem os dados baseados no CPF de cada indivíduo,lógico que muitos já são de idade e vivem mais reclusos ,aqui no meu bairro na ilha do governador no RJ temos muitos portugueses que vivem aqui (na sua grande maioria de idade)

      Responder
  3. D. João VI (o monarca COVARDE), fugiu de Portugal com o rabinho entre as pernas, após fugir das tropas de Napoleão Bonaparte e vieram morar no Brasil. Ao chegar no Brasil, D João VI e sua trupe, roubaram as casas dos cariocas e transformaram as mesmas em residência .

    Na verdade, os portugueses não têm nenhum um pouco do que se orgulhar! Basta olhar o passado deles. A história não mente.

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745