Por Gabriela Costa Matias*/gabrielacostamatias@hotmail.com
Com a baixa umidade do ar predominante em toda estação fria do ano, reforçar hábitos como beber água, hidratar a pele e fazer refeições leves com frutas e legumes, evitam o aumento das crises respiratórias.
O mês de julho chega ao fim, mas a temporada da estação mais fria do ano, continua até o dia 23 de setembro, acompanhada de dias com clima chuvoso e nublado, além do conhecido ar seco, devido a baixa umidade que predomina, ao longo da estação de inverno.
Durante todo o ano, é necessário manter os cuidados com a saúde, mas principalmente durante este período, é necessário redobrar a atenção para as doenças respiratórias, que afetam mais de 30% da população brasileira, de acordo com o Hospital Paulista, especializado em otorrinolaringologia.
Devido ao aumento de inflamações nas vias respiratórias, decorrente das principais doenças como a sinusite, rinite, asma e bronquiolite, o Ministério da Saúde destaca hábitos simples que agem na prevenção das crises durante esta época e ajudam a evitar agravos clínicos devido a baixa umidade do ar:
- Beba água;
- Ande com a própria garrafinha;
- Hidrate a pele;
- Hidrate o nariz com soro fisiológico;
- Use protetor labial;
- Hidrate os olhos com colírio lubrificante (não usar os medicamentosos ou antialérgicos);
- Evite banhos quentes;
- Faça refeições leves com frutas e legumes;
- Evite bebidas alcóolicas;
- Evite atividades físicas em horários mais quentes;
- Use umidificador em locais fechados e limpe-o regularmente;
- Para quem trabalha em lugar aberto, evite horários de umidade muito baixa e se hidrate.
Em caso de reações alérgicas, sensação de olho seco persistente ou sangramento sem pausa, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Fonte: Freepik
(*) Com informações do gov.br/saude e do hospitalpaulista.com.br .