redacao@jornaldosudoeste.com

Hemoba reduz tempo de espera para doadores com tatuagem e lança campanha de conscientização

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por Ascom/Hemoba

Os prazos para doadores de sangue que fizeram tatuagens, micropigmentação, maquiagem definitiva ou piercing foram reduzidos de 12 para seis meses para que voltem a doar. A medida, anunciada pela Fundação Hemoba, vigora desde 16 de setembro, mas é necessário observar os seguintes pré-requisitos: os procedimentos têm que ser realizados em estúdios licenciados pela Vigilância Sanitária e seguir todas as normas de segurança estabelecidas pelo órgão, devendo cumprir com rigor as práticas de higiene, como o uso de materiais descartáveis e esterilização adequada.


Os técnicos da Hemoba alertam que, se o local do procedimento não seguir essas normas, o prazo de inaptidão permanece por 12 meses. No entanto, piercings na cavidade oral ou na região genital ainda exigem um período de 12 meses para doação somente após a retirada, devido ao risco permanente de infecção. Em 2023, a Hemoba registrou 66.501 candidatos à doação de sangue, dos quais 19.814 foram considerados inaptos, sendo 1.566 inaptos devido a tatuagens, piercings ou maquiagem definitiva. De janeiro a agosto de 2024, 45.800 pessoas se candidataram, com 916 casos de inaptidão ligados a esses procedimentos. Com a nova regra, a expectativa é de que mais pessoas se tornem aptas a doar, especialmente entre o público jovem.

Fotos: Aline Santos – Ascom/Hemoba

Campanha “Antes de riscar, venha doar” – Para incentivar a doação de sangue, especialmente entre jovens, a Hemoba lança a campanha “Antes de riscar, venha doar”. A iniciativa convida as pessoas que pretendem fazer uma tatuagem ou procedimento similar a doarem sangue antes, garantindo que possam ajudar a salvar vidas. Segundo Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da Hemoba, “é importante que as pessoas façam sua doação antes de fazer a tatuagem e escolham estúdios que sigam todas as normas de segurança. Além disso, recomendamos que, após seis meses do procedimento, voltem a doar, já que as mulheres podem doar até três vezes ao ano e os homens, até quatro”.

A campanha também tem como objetivo conscientizar sobre a importância de escolher estúdios licenciados pela Anvisa, reforçando a segurança tanto para os doadores quanto para os pacientes. Além disso, conta com a mobilização de estúdios de tatuagem e estética, que apoiarão a causa ao incentivar seus clientes a doarem sangue antes e seis meses depois dos procedimentos.

Roteiro do hemóvel

Para facilitar o acesso dos voluntários à doação de sangue, principalmente, neste momento em que os estoques estão em nível crítico, as unidades móveis de coleta (hemóvel) estarão em locais de grandes fluxos de pessoas em Salvador e Região Metropolitana. Até 05/10, o hemóvel estará no Salvador Shopping; na Neonergia, em Narandiba, de 02 a 04/10, e 05/10, no Shopping Bela Vista, de 8h às 17h. Até amanhã (01), no Supermercado Assaí, em Lauro de Freitas, de 8h às 16h. Sempre com uma hora de intervalo para o almoço.

Onde doar

Em Salvador, as unidades fixas funcionam com o seguinte horário: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (Osid), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/ .

Critérios para doação – Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 744