redacao@jornaldosudoeste.com

Herzem Gusmão lamenta abertura de licitação para coleta de lixo no fim de mandato do atual prefeito de Vitória da Conquista

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Causou espanto ao prefeito eleito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (PMDB), a realização da licitação para contratação de uma empresa de coleta de lixo para atuar nos próximos doze meses no município, conforme diz a Concorrência Pública 001/2016.

“Ao que aparenta, o atual prefeito, no apagar das luzes do seu mandato, está tentando inviabilizar a futura gestão. Um exemplo é esta licitação sobre a coleta de lixo, que a atual Administração quer realizar com vigência para um ano e que vai atingir diretamente nosso mandato”, disse Herzem.

O prefeito eleito destaca que o atual contrato de serviço de coleta de lixo, firmado entre a Prefeitura Municipal e a empresa Torre Empreendimentos, tem vigência entre os dias 01 de agosto de 2016 até 31 de dezembro de 2016. O contrato 035-29/2016, foi assinado através de Dispensa de Licitação, no valor de R$ 4.993.860,70, com possibilidade de prorrogação.

“Uma das primeiras ações do mandato seria prorrogar o contrato da atual empresa ou mesmo realizar um contrato emergencial para os primeiros meses de mandato enquanto realizaria a licitação para a escolha da empresa prestadora de serviço de coleta de lixo”, explica Herzem.

Outro lado

Da Redação

Por meio de nota distribuída à imprensa pela Assessoria de Comunicação Social, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista rebateu as declarações do prefeito eleito, Herzem Gusmão Pereira (PMDB), destacando que o Processo Licitatório em puta teria sido deflagrado em junho do ano passado e que somente agora estaria sendo publicado em razão dos questionamentos jurídicos, previstos na legislação, feitos à época por empresas interessadas e das adequações feitas a partir do entendimento e recomendações do Ministério Público do Estado..

Veja a íntegra da nota:

“A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista informa que todos os procedimentos necessários à licitação dos serviços de operação do Sistema Integrado de Limpeza Pública foram deflagrados em junho de 2015. Após questionamentos judiciais levantados pelas empresas interessadas e devidamente esclarecidos pelo Município, o atual Edital foi lançado após as decisões nos Processos ajuizados, com todas as adequações aos entendimentos e determinações do Ministério Público e do Judiciário. 

Dirimidas todas as dúvidas e questionamentos, a Concorrência Pública n. 001/2016 foi publicada nos Diários Oficiais do Município, do Estado e da União e na Tribuna da Bahia, como o foram tanto a primeira publicação, quanto a suspensão do processo para os ajustes solicitados.

Todos esses documentos sempre estiveram acessíveis pela internet.

Da mesma forma, o conjunto do Processo permanece à disposição de qualquer cidadão na Gerência de Compras, na sede da Prefeitura, em dias úteis, durante o horário administrativo (8h às 12h e das 14h às 18h).

Não procedem, portanto, informações publicadas em veículos de comunicação da cidade, sobre a falta de publicidade neste Processo Licitatório. 

Destacada pelo Ranking da Transparência do Ministério Público Federal com a nota 9.0, na quinta colocação entre os 417 municípios baianos (http://bit.ly/2ePugfI), a Administração de Vitória da Conquista cumpre rigorosamente todos os preceitos legais para seleção e contratação de prestadores de qualquer serviço”.

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745