redacao@jornaldosudoeste.com

Hospital da Mulher realiza cirurgias de reconstrução mamária em pacientes oncológicas

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por Ba.gov.br

Referência nacional no atendimento à saúde da mulher, o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos oferece cuidado integral para pacientes com câncer de mama, desde o diagnóstico até o tratamento e a reconstrução mamária. O serviço de Cirurgia Plástica da unidade já realizou quase 8 mil consultas e cirurgias.

Como parte das ações em alusão ao Outubro Rosa, a equipe da especialidade realizou, em um único final de semana, cirurgias de reconstrução mamária em 37 mulheres. Entre os procedimentos, estão implante e troca de prótese, lipoenxertia, simetrização, reconstrução de aréola e mamilo, entre outros.

De acordo com o coordenador do serviço de Cirurgia Plástica, Guilherme Queiroz, a reconstrução tem um impacto significativo na recuperação das pacientes. “As pacientes que são acometidas por essa doença, que envolve não só uma dor física, mas também emocional, têm o direito de ter sua integridade e autoestima restabelecidas. Essa é a nossa missão e fazemos isso com muita dedicação e carinho”, destaca o especialista.

Foto: Ascom/HM

Gilmara Santos, 45 anos, uma das pacientes beneficiadas, compartilhou que um dos seus grandes medos após o diagnóstico estava relacionado à possibilidade de retirar a mama. “Essa cirurgia plástica foi crucial para mim, porque elevou minha autoestima. Aqui no Hospital da Mulher, eu tive todo o suporte que precisava. O tratamento foi muito célere e fui muito bem atendida”, afirma.

A reconstrução mamária é um direito garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para mulheres que passaram por retirada parcial ou total da mama em decorrência do câncer. O procedimento pode ser realizado no mesmo momento da retirada da mama ou em uma data posterior, conforme avaliação médica. No Hospital da Mulher, o serviço é oferecido para pacientes que realizaram o tratamento oncológico na unidade.

Fonte: Ascom/HM

Deixe um comentário