redacao@jornaldosudoeste.com

Hospital Público de salvador encontra na comunidade a resposta para melhorar o atendimento

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Com a coparticipação das lideranças comunitárias no processo de gestão, a unidade de saúde aumentou e qualificou a assistência aos pacientes com maior gravidade

Por: IQG Qualisa de Gestão

A participação de lideranças comunitárias em reuniões da equipe gestora de um hospital público parece algo inimaginável para muitas pessoas, mas para a população do Subúrbio Ferroviário de Salvador/BA isso é uma realidade – e com ótimos resultados. O Hospital do Subúrbio (HS), localizado no bairro de Periperi, implantou um programa de aproximação com a sociedade civil para escutar e entender as demandas do seu entorno, com o objetivo de qualificar a assistência dada aos pacientes.

As reuniões ocorrem trimestralmente desde o início de suas operações, em 2010. Um dos principais resultados foi o entendimento, por parte da população, sobre qual é o perfil de atendimento do Hospital: a assistência aos pacientes com maior gravidade, complexidade ou risco.

“A aproximação do hospital com as lideranças comunitárias permitiu um processo educativo a respeito do perfil para o qual a atenção de urgência e emergência deveria se destinar, porque eram eles que disseminavam a informação nas suas respectivas comunidades, num trabalho conjunto”, explica a Dra. Cyntia Maria Lins Sant’Ana de Lima, gerente de Qualidade e Segurança no Hospital do Subúrbio e avaliadora do Instituto Qualisa de Gestão (IQG).

De acordo com ela, o Hospital passou a receber uma quantidade menor de pacientes com menor gravidade, complexidade ou risco, pois já existe o entendimento sobre como buscar esse atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e na Rede Básica de Saúde. Em contrapartida, o Hospital conseguiu aumentar, ao longo dos anos, o atendimento aos pacientes classificados com grau amarelo (urgência moderada) e vermelho (emergência). Em 2011, esses pacientes representavam 22,7% dos atendimentos e, em 2022, passaram para 86,5%.

Com a redução no número de atendimentos, o trabalho desenvolvido no Hospital do Subúrbio também possibilitou uma assistência mais qualificada ao usuário por parte de toda a equipe de saúde, agregando valor ao cuidado. Vale ressaltar, ainda, que a ação fortaleceu o papel das lideranças na própria comunidade e no Sistema Único de Saúde (SUS), considerando sua efetiva participação social.

O HS é um hospital geral público, de gestão privada, que atende pacientes adultos e pediátricos. É a primeira unidade hospitalar pública do Brasil a funcionar por meio de Parceria Público-Privada (PPP).

Foto de Capa: Internet

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745