redacao@jornaldosudoeste.com

Ibama renova e amplia frota de aeronaves para reforçar combate a crimes ambientais

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Sete novas aeronaves modelo AW119 entram em operação para atuar na fiscalização e no combate ao desmatamento, extração de madeira e garimpo criminosos em todos os estados da Amazônia

Por Paulo Donizetti de Souza | Agência Gov

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) recebeu nesta quinta-feira (16/1) sete novos helicópteros modelo AW119, os chamados Koala. As aeronaves reforçarão a capacidade do Instituto na fiscalização ambiental, especialmente no combate ao desmatamento e ao garimpo ilegal, bem como na prevenção e combate a incêndios florestais. O contrato de arrendamento, de R$ 130 milhões por ano, prevê 5 mil horas de voos ao ano.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a contratação permitirá também ampliar a atuação em situações de enchentes e outros desastres climáticos. Desse modo, a ministra Marina Silva ressalta o investimento do Governo Federal nas ações dos órgãos de comando e controle. “Isso não é custo, é um investimento. Isso porque proteger o capital natural de um país é investimento”, observa Marina, que destaca o grande potencial ambiental do Brasil.

Segundo ela, o Brasil tem muitas vantagens na comparação com outros países, sobretudo nesse momento de aquecimento global e de eventos climáticos extremos.


“Se não tivermos o cuidado necessário com nossas riquezas e belezas, o prejuízo será incomparavelmente maior. Então eu estou muito feliz que a gente possa ampliar a nossa capacidade de atuação. Isso vem desde o processo de transição (de governo) em que essas questões todas haviam sido planejadas”, disse a ministra.


A chefe da pasta do Meio Ambiente enalteceu a “dedicação incansável” da diretoria de proteção ambiental e do presidente do Ibama, Rodrigo Agostin, E também o compromisso do presidente Lula com desmatamento zero, com o enfrentamento da mudança do clima e com um “programa de transformação ecológica que coloque os recursos naturais no centro das prioridades do nosso país”. As novas aeronaves substituem parte da frota antiga e já entram em operação na próxima semana.

“Nós tivemos um esforço muito grande para reduzir desmatamento nesses dois anos e agora a gente entra numa segunda etapa Vamos poder atuar em áreas que aonde não a gente não conseguia chegar por dificuldades operacionais e logísticas”, disse Agostin.


“A partir de segunda-feira essas aeronaves estão todas na Amazônia, cada uma num estado diferente, onde a gente vai conseguir fazer um trabalho muito forte tanto de fiscalização, de combate a garimpo ilegal, desmatamento e extração ilegal de madeira e ao crime organizado”, disse o presidente do Ibama.


Agostin destaca também a maior capacidade de atuação frente a necessidades sazonais. “As aeronaves estarão trabalhando no lançamento de água e no transporte de brigadistas para as áreas dos incêndios florestais. Então, a gente passa a ter uma estrutura maior do que a gente já tinha”, diz, observando que a capacidade de atendimento do Ibama aumenta em quase 50%.

Além do reforço dos equipamentos, o órgão abriu concurso especial para contratação de mais de 400 servidores e para o ICMBio. O presidente do Ibama ressalta ainda um movimento de fortalecimento institucional no País para a questão ambiental.

Foto: José Cruz/ Agência Brasil

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745