redacao@jornaldosudoeste.com

Ilustrador de Caetité, Ramilo Maxuel é um dos premiados nos Salões de Artes Visuais da Funceb

Publicado em

A obra “Exposição de Desenhos” integra a 64ª edição do edital e está exposta no Museu de Arte da Bahia, em Salvador

 

Por: Amanda Moreno

 

Premiado na 64ª edição dos Salões de Artes Visuais da Bahia, promovida pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado, o ilustrador Ramilo Maxuel Guimarães Rosa é um dos 15 artistas premiados na edição. O edital selecionou 42 obras de artistas baianos para a exposição coletiva, que está aberta gratuitamente até 27 de novembro no Museu de Arte da Bahia, em Salvador.

“É meu momento Frankenstein, sou constituído por diversas partes de corpos que não conheço. Não acredito numa identidade acabada, talvez, por isso, meu trabalho seja desconstituído de um único estilo característico. Meu processo criativo se serve principalmente da visão de mundo aos moldes do movimento surrealista. O mundo sempre foi surreal e nós apenas o acortinamos sob o manto das ideias fascistas. O mundo não tem limites, está para além do imaginável. Rabisco e pinto o mundo delirante”, explica Maxuel.

A obra do artista trata sobre pertencimento e identificação, considerando seus desenhos como diários das suas experiências e vivências.

“E quando sua origem te nega o pertencimento, exigindo de você uma identidade cultural binária para se adequar ao essencialismo de gênero, e só assim se integrar às raízes, um corpo estranho, de modos estranhos, ressonante dói. (…) A Arte é um excelente caminho para o autoconhecimento. Meus cadernos de diários são os meus desenhos, linha temporal do que jaz…”, finaliza o artista.

Serviço

Salões de Artes Visuais da Bahia

Visitação: terça a sexta-feira, das 13h às 18h | finais de semana das 13h às 17h, até 27 de novembro de 2022

Onde: Museu de Arte da Bahia (MAB), Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória, Salvador – BA

O que: Obra “Exposição de Desenhos” do artista baiano Ramilo Maxuel

 

 

Foto de capa: Divulgação

Deixe um comentário