redacao@jornaldosudoeste.com

Implantação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia em Vitória da Conquista poderá ser incluída no Plano de Expansão da Educação Superior brasileira

Publicado em

DA REDAÇÃO*

Um antigo pleito da região Sudoeste da Bahia, defendido pelos mandatos dos Deputados Waldenor Alves Pereira Filho (federal) e José Raimundo Fontes (estadual), ambos do PT baiano, ganhou força na última quarta-feira, dia 17, após reunião do ministro de Estado da Educação, Camilo Sobreira de Santana com parlamentares da bancada baiana no Congresso Nacional.

O Projeto para implantação da Universidade, que foi originalmente protocolado na Secretaria Executiva do Ministério da Educação em agosto de 2014, prevendo o desmembramento da estrutura já existente no Campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia, em Vitória da Conquista, que vem desde então sendo insistentemente cobrado por Requerimentos e Indicações pelos deputados petistas Waldenor Alves Pereira Filho (federal) e José Raimundo Fontes (estadual), foi pauta do encontro realizado no último dia 17.

No encontro com o ministro de Estado da Educação, o Deputado Federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT/BA) reforçou os argumentos em defesa da implantação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia em Vitória da Conquista. Foto: Divulgação

No encontro com o ministro de Estado da Educação, liderados pelo Deputado Federal Waldenor Alves Pereira Filho, parlamentares da bancada baiana [Deputados Alice Mazzuco Portugal (PCdoB), Jorge José Santos Pereira Solla (PT) e Lídice da Mata e Souza (PSB)], além do Reitor e do Vice-Reitor da Universidade Federal da Bahia, respectivamente Paulo César Miguez de Oliveira e Penildon Silva Filho, e do Diretor do Campus Anísio Teixeira da UFBa em Vitória da Conquista, Márcio Galvão Guimarães de Oliveira, foram reforçados os argumentos e apresentados documentos em favor da implantação da Universidade Federal do Sudoeste.

O Deputado Federal Waldenor Alves Pereira Filho, que tem concentrado esforços nos últimos anos em favor da proposta, ressaltou no encontro com o ministro de Estado da Educação, Camilo Sobreira de Santana, a importância da implantação da Universidade em Vitória da Conquista, apontando que além de gerar e transmitir conhecimento, incentivar as inovações e promover a transferência de tecnologias, vai impactar no processo de desenvolvimento da macrorregião, consolidando e fortalecendo o processo de mudança econômico e social pela transformação natural que uma Universidade promove nas estruturas produtivas regionais.

O petista Waldenor Pereira sublinhou ainda, as características e a importância do município de Vitória da Conquista, terceira maior cidade do Estado e Polo da região Sudoeste, outros municípios da macrorregião e até mesmo do Norte de Minas Gerais, na Divisa com a Bahia, na prestação de serviços de Saúde e Educação, principalmente, entre outros.

O parlamentar petista pontuou ainda, reforçando os argumentos da documentação já protocolada e novamente entregue ao Ministério da Educação, que o Campus Anísio Teixeira do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia, em Vitória da Conquista, atualmente oferece a 1,7 mil alunos sete cursos de Graduação (Biotecnologia, Ciências Biológicas, Farmácia, Enfermagem, Medicina, Nutrição e Psicologia), quatro de Mestrado (Biociências, Psicologia da Saúde, Saúde Coletiva e Ciências Fisiológicas), um de Doutorado (Ciências Fisiológicas) e uma Residência Multidisciplinar (Multiprofissional em Urgência e Emergência), além da estrutura física que permite sua ampliação para sediar a Universidade Federal.

Waldenor Pereira lembrou a luta desenvolvida há dezessete anos, com apoio e participação do então prefeito de Vitória da Conquista, hoje Deputado Estadual José Raimundo Fontes (PT); do à época Deputado Federal Guilherme Menezes de Andrade (PT/BA) e do então secretário de Estado da Saúde da Bahia e hoje Deputado Federal Jorge José Santos Pereira Solla (PT), para a implantação do Campus Anísio Teixeira do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia em Vitória da Conquista. “A criação do Campus (em Vitória da Conquista) foi uma conquista histórica para o nosso município, depois de muitas gestões e articulações nossas. Esta vitória nos levou a vislumbrar um sonho ainda maior: o de ampliar as oportunidades para os jovens da nossa região com uma Universidade Federal pública e gratuita”, pontuou Waldenor Pereira.

O Deputado Federal Waldenor Alves Pereira Fiulho (PT/BA) saiu otimista do encontro com o ministro de Estado da Educação Camilo Sobreira de Santana, que tratou a implantação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia. Foto: Divulgação.

Após a reunião com o ministro Camilo Santana, o Deputado Waldenor Pereira disse estar bastante otimista com a viabilização do projeto de implantação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia em Vitória da Conquista, lembrando que a proposta conta também com o apoio do ex-governador da Bahia e atual ministro de Estado da Casa Civil, Rui Costa dos Santos. “Estamos esperançosos. O ministro (da Educação) Camilo Santana se mostrou bastante acolhedor à nossa reivindicação e assegurou que avaliará a possibilidade de incluí-la no Plano de Expansão da Educação Superior brasileira”, concluiu o parlamentar.

Deixe um comentário