“A produtividade das empresas, a inclusão de pessoas, o uso eficiente da verba pública e o futuro da cidade passam pela inovação”
Por: ASCOM|Agência VOCEVÊ
Com o lançamento da sede própria colaborativa do Hub Conquista na noite de ontem (24), a expressão “ecossistema de inovação” deixou de ser metáfora para se tornar realidade concreta. O Hub, que tem como missão estimular conexões entre negócios, governo e universidades para gerar inovação e tecnologias, reuniu parceiros, mantenedores, empresas, empreendedores e diversas autoridades, além da imprensa, no coquetel de inauguração. “É impossível você fazer um movimento de inovação sem ter vários parceiros. Desde 2020, o Hub Conquista e seus colaboradores vêm pavimentando este caminho. Se não fosse o poder público municipal, o governo do estado, as instituições, as associações e as pessoas que se integraram ao projeto, com certeza estas hélices da inovação não estariam girando e este sonho não seria realidade”, afirmou a prefeita de Vitória da Conquista Sheila Lemos.
“A produtividade das empresas, a inclusão de pessoas, o uso eficiente da verba pública e o futuro da cidade passam pela inovação. E tudo isso também passa pelo objetivo social do Hub Conquista”, explicou um dos fundadores Victor Dutra, apresentando a sede e mencionando também o Pólo Tecnológico Municipal, lançado pela prefeitura em parceria com o Hub no segundo andar do prédio, visando atrair e abrigar empresas da área de tecnologia, economia criativa e inovação e que tem como premissa o desenvolvimento do Ecossistema de Inovação do interior da Bahia, que expandirá negócios e oportunidades para os conquistenses. “Apoiar este arrojado projeto da Prefeitura Municipal, para lançar Vitória da Conquista cada vez mais como cidade de oportunidades tecnológicas, é um desafio e uma honra para o Hub e converge com a Lei de Inovação aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pela prefeita”, completou Dutra.
Além de espaço de atuação dos próprios projetos, os ambientes compartilhados do Hub Conquista estão abertos para a comunidade para receber e impulsionar negócios, startups, incubadoras de projetos, residência de empresas de tecnologia, de pesquisa e de economia criativa e a realização de eventos temáticos. É, a partir de agora, um local fixo de referência para profissionais e interessados em ideias inovadoras. “E já é um sucesso!”, afirmou, categórico, Márcio Pedro, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista (CDL). “O Hub Conquista contribui e vai continuar contribuindo com o desenvolvimento da cidade”, completou.
Todos os ambientes foram projetados para promover interação, compartilhamento de experiências e criação de parcerias estratégicas em suas estações de trabalho, salas de reunião, auditório, áreas de convivência e estúdio de produção de conteúdos digitais. Quem quiser trabalhar no espaço vai poder desenvolver pesquisas e projetos e receberá suporte dos agentes de inovação, facilitando, inclusive, o networking e a elaboração de soluções criativas para desafios do mercado. “São vários os atores e os papéis nas etapas de desenvolvimento do Hub Conquista. Agora, com esta sede própria, o objetivo é seguir inovando e transformando vidas, realidades e localidades”, explicou Agnaldo Freire, superintendente de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Governo do Estado da Bahia.
“É de impressionar os resultados alcançados. De fato, são vidas transformadas. E a nova indústria passa por aqui, pelo Hub Conquista. Com sede própria, mais objetivos serão alcançados”, assegurou Carlos Geraldo Oliveira, diretor de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com sede em Brasília. A comunidade pode desfrutar desta estimulante e moderna estrutura física, que já começa a funcionar a partir desta quinta-feira (25), tendo acesso a planos específicos de locação e a mentores experientes e programas de aceleração, estabelecendo contato com investidores e recebendo apoio e orientação para captação de recursos e execução de ideias transformadoras. “A ideia é compartilhar conhecimentos e informações aos negócios. Nós todos, parceiros e mantenedores, estamos alinhados. Todos atuamos pela inovação, pelo ecossistema, pela transformação digital. E vale ressaltar a maior inovação do Hub Conquista: conectar pessoas”, concluiu Josi Viana, gerente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A sede do Hub Conquista e os espaços disponíveis para uso compartilhado ficam no primeiro andar do prédio da Caixa Econômica, na Juracy Magalhães, em frente ao Shopping Conquista Sul.