redacao@jornaldosudoeste.com

Inaugurada a 11ª Policlínica Regional de Saúde em Vitória da Conquista

Publicado em

Por Gabriela Couto

 

O governador do Estado, Rui Costa dos Santos (PT), acompanhado do secretário de Estado de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas Pinto, participou em Vitória da Conquista, na manhã do último dia 1º, da solenidade de inauguração da Policlínica Regional de Saúde. O equipamento, que vai oferecer uma série de procedimentos de média e alta complexidade, atenderá a uma população estimada em mais de 618 mil pessoas de vinte e oito municípios associados ao Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Vitória da Conquista e Itapetinga (Cisvita), entidade que será responsável pela gestão e operacionalização da Unidade de Saúde. Os municípios associados a Cisvita são: Anagé, Barra da Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caatiba, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Ibicuí, Iguaí, Itambé, Itapetinga, Itarantim, Macarani, Maetinga, Maiquinique, Mirante, Nova Canãa, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Tremedal e Vitória da Conquista.

Recepcionado no Aeroporto Glauber Rocha por prefeitos e vereadores dos municípios da macrorregião de Vitória da Conquista, deputados estaduais e federais, lideranças políticas e empresariais e um expressivo número de populares de toda a região que acompanharam os gestores municipais, o governador seguiu para a Unidade a ser oficialmente inaugurada, localizada ao lado do Hospital Geral.

Após descerrar a placa inaugural e visitar as instalações da Unidade, conhecendo as dependências e equipamentos, o governador participou de um ato público. Em sua intervenção, Rui Costa detalhou a proposta do Governo do Estado que está sendo desenvolvida e os investimentos feitos na área da Saúde Pública, enfatizando a importância da Medicina Preventiva. “Nós estamos colocando em prática aquilo que acreditamos que é a melhor Saúde pública, que é aquela que previne as doenças, diagnóstico precoce. E é por isso nosso investimento. Nós não queremos esperar que a mulher sinta algo, e sim que ela consiga fazer o mapeamento, mesmo que ela ainda não estiver sentido nada a gente já envia para fazer o tratamento”, pontuou o governador.

 

Em seu pronunciamento, no ato público que marcou a inauguração da Policlínica Regional de Vitória da Conquista, o governador Rui Costa destacou a importância da Unidade no fortalecimento da Atenção Básica. Foto: Gabriela Couto.

 

 

Costa destacou ainda a importância da Unidade no fortalecimento da Atenção Básica, reforçando que a população dos vinte e oito municípios do Consórcio Interfederativo de Saúde de Vitória da Conquista e Itapetinga colocam à disposição da população acesso a dezenove especialidades médicas e exames de média e alta complexidade em aparelhos de última geração e profissionais capacitados. “Esta Policlínica Regional – a 11ª que inauguramos no Estado – vai fortalecer a Atenção Básica. Aqui, as pessoas vão realizar seus exames e consultas com especialistas. São dezenove especialidades médicas e, basicamente, todos os exames que uma pessoa precisa fazer, a Policlínica vai realizar”, reforçou o governador.

O Governo do Estado investiu nas obras da estrutura física e na aquisição de equipamentos, mobiliários e micro-ônibus [um para cada um dos 28 municípios consorciados] que serão utilizados no transporte dos pacientes que residem nos municípios integrantes do Consórcio, mais de R$ 22 milhões. As obras físicas foram executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, órgão da estrutura da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano da Bahia.

A gestão da Policlínica será realizada por meio da parceria entre Governo do Estado e os vinte e oito municípios que integram o Consórcio. Os municípios deverão cobrir 60% dos custos de operação – valor que será dividido proporcionalmente ao número de habitantes de cada um deles – e os 40% restantes serão de responsabilidade do Estado.

A Policlínica Regional de Vitória da Conquista contará em seu quadro funcional com 93 profissionais, dos quais 71 diretamente envolvidos no atendimento aos pacientes nas áreas de Angiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Gastrenterologia, Neurologia, Ortopedia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ginecologia/Obstetrícia, Mastologia e Urologia, além de pessoal administrativo [ouvidor, assessores técnicos, assistente social, técnicos em Enfermagem, técnicos em Radiologia e assistentes administrativos], que foram contratados pelo Consórcio Interfederativo de Saúde de Vitória da Conquista e Itapetinga pelo regime da CLT.

O governador Rui Costa, acompanhado da primeira-dama Aline Fernanda Almeida Peixoto e do secretário de Estado da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas Pinto, conheceu as instalações e equipamentos da Policlínica Regional de Vitória da Conquista. Foto: Manu Dias/ GovBa.

Na Policlínica Regional de Saúde também serão disponibilizados exames gráficos e de imagem [Ressonância Magnética (Com e Sem Contraste), Tomografia (Com e Sem Contraste), Mamografia, Ultrassonografia Com Doppler, Ecocardiografia, Ergometria, Mapa, Holter, Eletroencefalograma, Raio-X, Eletrocardiograma, Endoscopia, Colonoscopia, Nasolaringoscopia, Colposcopia, Histeroscopia, Cistoscopia, entre outros, ligados ás especialidades de Oftalmologia], além de pequenos procedimentos (Vasectomia, Cauterização, pequenas cirurgias, cuidados com o pé diabético e biópsias (Mama, Tireoide, Próstata, Dérmica, Gastroenteral, entre outras).

Também acompanharam a visita de trabalho do governador Rui Costa a Vitória da Conquista, além de prefeitos e vereadores de 49 municípios da macrorregião [dos 28 municípios consorciados, ausentes apenas os prefeitos de Vitória da Conquista e Itapetinga, emedebistas Herzém Gusmão Pereira (que alegou ter agenda de trabalho que havia sido anteriormente prevista em Salvador) e Rodrigo Hagge Costa (que estava em Salvador acompanhando o nascimento de sua primeira filha)], a primeira-dama e presidente da Voluntárias Sociais da Bahia [que realizou no município a Feira Cidadã, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde da Bahia], Aline Fernanda Almeida Peixoto; os secretários de Estado da Saúde e da Educação, respectivamente Fábio Vilas-Boas Pinto e Jerônimo Rodrigues; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado estadual Nelson Souza Leal (PP); os deputados conquistenses José Raimundo Fontes (estadual) e Waldenor Alves Pereira Filho (federal), ambos do PT; deputados estaduais e federais, lideranças políticas locais e regionais, entre outras autoridades e convidados.

 

 

Presidente do Consórcio detalha funcionamento da Policlínica

 

Por Gabriela Couto

 

Presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde de Vitória da Conquista e Itapetinga, prefeito de Belo Campo José Henrique – Quinho – Silva Tigre (PSD). Foto: Gabriela Couto.

Ouvido pela reportagem do JS, o presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde de Vitória da Conquista e Itapetinga (Cisvita), prefeito de Belo Campo José Henrique – Quinho – Silva Tigre (PSD), detalhou como será a operacionalização do funcionamento da Policlínica Regional de Vitória da Conquista. “A Central de Regulação (de cada município consorciado) vai marcar os exames, que serão agendados na Policlínica. Os pacientes serão encaminhados para atendimento com dia e hora marcada, sem necessidade de filas”, apontou o presidente do Cisvita.

José Henrique – Quinho – Silva Tigre destacou ainda que os municípios consorciados receberam para transporte dos pacientes micro-ônibus com wi-fi, ar condicionado e todo conforto disponível nesse tipo de veículo. Apontou, confirmando o que já havia sido dito pelo governador Rui Costa (PT), que o financiamento da Policlínica será dividido, ficando o Estado responsável por 40% dos custos e o restante, 60%, será rateado entre os vinte e oito municípios proporcionalmente à sua população.

 

 

 

Governador faz discurso político e ataca o presidente da República

 

Para uma plateia composta por lideranças aliadas e mais de duas mil pessoas o governador Rui Costa alfinetou o presidente da República e minimizou a ausência do prefeito de Vitória da Conquista na inauguração da Policlínica Regional. Foto: Manu Dias/GovBA.

Em seu pronunciamento, no ato público que marcou a inauguração da Policlínica Regional de Vitória da Conquista, depois de ter seu nome lançado pelos oradores que o antecederam para presidência da República em 2022, o governador Rui Costa dos Santos (PT), contrariando o tom moderado, pregando conciliação, que vinha adotando depois dos embates em torno da inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, ato que não contou com sua presença, alfinetou o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. “Em nenhuma inauguração eu precisei colocar atiradores de elite em cima das cabeças das pessoas [referência a presença de atiradores de elite do Exército que participaram da segurança do presidente na inauguração do Aeroporto]. Graças a Deus governamos com o povo, e para o povo, com humildade”, enfatizou.

Mesmo sem citar o nome do presidente, Rui Costa destacou a capacidade do Governo da Bahia de trabalhar mesmo sendo vítima de entraves burocráticos e financeiros impostos pelo Governo Federal. Subindo o tom, o petista afirmou que o Governo Federal estaria devendo ao Estado mais de meio bilhão de reais, recursos referentes a obras de responsabilidade da União que foram mantidas ou concluídas pelo Governo baiano, citando como exemplo a construção, em Vitória da Conquista, da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case), cujas obras estão sendo bancadas pelo Estado sem que os recursos federais tenham sido liberados.

Sobre a ausência do prefeito de Vitória da Conquista, uma das cidades que fazem parte do Consórcio que vai operacionalizar o funcionamento da Policlínica Regional de Saúde, o governador disse lamentar e desconhecer o motivo, mas não estranhar. “Essa não é a primeira vez. Em várias outras vezes que estive aqui, ele também não veio. Não foi só hoje”, pontuou Costa.

 

 

Servidores estaduais protestam durante inauguração da Policlínica em Vitória da Conquista

 

Da Redação

 

Um pequeno grupo de servidores estaduais que portavam faixas cobrando aumento de salários, que não têm há cinco anos, protestou durante a inauguração da Policlínica Regional de Vitória da Conquista. Foto: Giorlando Lima/Blog do Giorlando Lima.

Em meio ao ato público que marcou a inauguração da Policlínica Regional de Saúde, um pequeno grupo de servidores públicos do Estado, que passou desapercebido pelos milhares de apoiadores do governador que participaram do ato, até mesmo por não terem se valido – como sempre fazem – de carros de som e megafones para gritar as palavras de ordem que marcam os atos – fez um protesto cobrando reajustes salariais.

Ao JS, um professor universitário que participou do protesto, que concordou em falar desde que não tivesse a identidade preservada, disse que os servidores públicos baianos amargam um perda salarial superior a 25%. Lembrou que em 2013 e 2014 o Governo do Estado fez uma reposição salarial parcelada e, que, desde 2015, o governador Rui Costa (PT) congelou os vencimentos dos servidores estaduais. Disse, ainda, que além de congelar os salários, o Governo do Estado aumentou o valor da contribuição e precarizou os serviços prestados pelo Planserv (Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais), penalizando ainda mais os servidores públicos do Estado.

Em seu pronunciamento, no ato público, o governador fez um rápido comentário em relação à manifestação, quando novamente alfinetou o presidente da República, sem citá-lo nominalmente, ao afirmar que os governantes não podem fugir do povo, precisam saber receber críticas e aplausos, apontando para os manifestantes.

 

 

 

Governo do Estado vai investir na ampliação do Hospital Geral

 

Por Gabriela Couto

 

Governador Rui Costa assina a autorização para lançamento do Edital de Licitação para ampliação da Enfermaria do Hospital Geral de Vitória da Conquista. Foto: Gabriela Couto.

Durante o ato público que marcou a inauguração da Policlínica Regional de Vitória da Conquista, o governador Rui Costa dos Santos (PT) assinou a autorização para a publicação do Edital de Licitação para a execução das obras do projeto de ampliação da Enfermaria do Hospital Geral (Hospital de Base) de Vitória da Conquista.

A ampliação da Enfermaria do Hospital Geral vai assegurar, além da oferta de 48 novos leitos, a implantação na Unidade do Serviço de Politrauma (Centro de Trauma). O investimento previsto é de R$ 3.614 milhões.

Na oportunidade, o secretário de Estado de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas Pinto, anunciou que a nova Enfermaria do Hospital Geral será dividida em duas. “Serão 24 leitos cirúrgicos e 24 clínicos. Com isso vamos desafogar as UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e aumentar o número de procedimentos realizados na cidade e região. Quando inaugurarmos o Centro de Trauma da região Sudoeste, em dezembro próximo, teremos mais 75 leitos dedicados exclusivamente à Ortopedia”, apontou o secretário Fábio Vilas Boas Pinto.

 

 

 

 

 

 

 

Foto de Capa: Manu Dias/ GovBa.

 

 

Deixe um comentário