redacao@jornaldosudoeste.com

Indústria mostra otimismo no encerramento do primeiro semestre de 2023

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) mostra que 17 dos 29 setores da indústria estão confiantes

por Fernado Alves|Agência Brasil 61

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) revela que 17 dos 29 setores da indústria estão demonstrando confiança. De acordo com a pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), houve uma transição da falta de confiança para a confiança em junho, interrompendo uma sequência de três meses de falta de confiança entre março e maio de 2023.

Segundo o economista e professor de políticas públicas Jackson De Toni, há vários elementos na conjuntura econômica, política e social que contribuem para o avanço da confiança industrial. Ele destaca o recente aumento do grau de investimento do Brasil pelas agências internacionais de classificação de risco, o que sinaliza segurança para os investidores. Além disso, os juros estão em declínio, a inflação está sob controle e o arcabouço fiscal aprovado proporcionará estabilidade nas expectativas. A discussão e possível aprovação da reforma tributária também trarão melhorias significativas.

O ICEI indica que a confiança avançou tanto nas pequenas, médias e grandes empresas industriais. O maior avanço foi registrado nas médias empresas, com 2,2 pontos. O ICEI das pequenas empresas aumentou de 47,6 pontos em maio para 49,3 pontos em junho. Apesar do aumento, o índice ainda indica falta de confiança dos empresários. O gerente de análise econômica da CNI, Marcelo Azevedo, afirma que o cenário é otimista, com melhorias tanto nas condições atuais quanto nas expectativas para os próximos seis meses em todos os setores e regiões.

O deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), membro da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo, destaca que o aumento da confiança na indústria é resultado dos avanços na agenda econômica no Congresso Nacional. Ele ressalta que essas mudanças podem trazer a previsibilidade necessária para a indústria realizar investimentos de médio e longo prazo, tornando-a mais competitiva e melhorando a capacidade de emprego e renda.

Além disso, todos os componentes do ICEI apresentaram avanço. O Índice de Condições Atuais aumentou 1,1 ponto, chegando a 44,2 pontos. Apesar do aumento, o índice ainda indica pessimismo. Já o Índice de Expectativas subiu 1,3 ponto, alcançando 53,5 pontos, indicando otimismo da indústria para o segundo semestre de 2023.

Foto de Capa: Freepik

1 comentário em “Indústria mostra otimismo no encerramento do primeiro semestre de 2023”

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745