Da Redação
Apesar de estar impedido, por força de condenação em duas Ações Civis Públicas por Improbidade Administrativa por fraude em licitação, em 2014, pelo Juízo da 1ª Vara da Subseção Judiciária Federal de Vitória da Conquista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, o ex-prefeito de Ituaçu, Albércio – Albercinho – da Costa Brito Filho (PSB), tem noticiado que disputará a sucessão municipal em 2020. Nas sentenças, cumulativamente, o ex-prefeito teve os direitos políticos suspensos por treze anos.
O anuncio, que tem sido feito principalmente junto ao eleitorado do interior do município, segundo confidenciou a uma fonte do JS uma liderança comunitária que tem livre acesso ao ex-gestor, omite o fato do ex-prefeito estar impedido, por força da Lei da Ficha Limpa, de concorrer a cargos públicos.
A estratégia do socialista, segundo a mesma fonte, seria massificar o nome do ex-prefeito para a corrida eleitoral e, às vésperas do pleito, dentro do prazo legal estabelecido pela legislação eleitoral, substituí-lo pelo da esposa, Claudia Gonçalves Silva Costa Brito (PSD).
Principal liderança da oposição ao atual Governo Municipal, o socialista Albércio – Albercinho – da Costa Brito Filho, tem sido um duro crítico do prefeito Adalberto Alves da Luz (PTB), que acusa de “incompetência administrativa”, além de apontar, sem apresentar provas, possíveis irregularidades que estariam sendo praticadas na gestão.
Aos apoiadores, Albércio – Albercinho – da Costa Brito Filho tem repetido que os processos que enfrentou na Justiça são resultados de perseguição política, mas prefere ignorar a questão e desafia os adversários a travar um debate no campo das realizações. O ex-prefeito tem repetido, nas reuniões que estão sendo realizadas por seus liderados com a população, as intervenções e ações desenvolvidas durante seus mandados como prefeito do município. E tem reafirmado que vai disputar a sucessão municipal de 2020.
Nos bastidores, no entanto, há um consenso que o ex-prefeito estaria já formatando a efetiva participação da esposa, social democrata Claudia Gonçalves Silva Costa Brito, nos atos que pretende executar até a realização das convenções municipais do próximo ano. A ideia é já ir preparando o eleitorado para que Cláudia Brito seja a sua substituta na cabeça da chapa majoritária.
Confrontado com a possibilidade de estar blefando e que na verdade pretende viabilizar a candidatura da esposa, segundo uma fonte do JS, o ex-prefeito tem sido irônico ao afirmar que apenas ouve o que dizem, mas que não vai ficar parado e nem se omitir. Para o ex-gestor, garantem seus liderados, Ituaçu está acima de qualquer projeto pessoal.