IPCA cai para 0,16% e acumulado em 12 meses é de 4,56%
Por Katia Maia/ Agência Voz
O IPCA caiu em janeiro para 0,16%. Essa é a menor taxa registrada para o mês desde o início do Plano Real, em 1994. O índice ficou 0,36 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa de dezembro (0,52%). Com isso, o acumulado em 12 meses recuou para 4,56%.
O IPCA é o índice que mede a inflação de produtos e serviços do varejo, referentes ao consumo das famílias e os dados foram divulgados nesta terça-feira (11/2) pelo IBGE.
A queda traz um alívio nos preços ao consumidor. A energia elétrica residencial, por exemplo, caiu 14,21% em janeiro. O item faz parte do grupo da Habitação, que registrou queda de 3,08%, contribuindo para conter o índice do mês.
No setor de Alimentação e Bebidas, os preços subiram 0,96% em janeiro. A alimentação em domicílio teve alta de 1,07%, impulsionada pelas variações da cenoura, tomate e café moído, enquanto alguns itens, como batata-inglesa e leite longa vida, tiveram queda.
No grupo de Transportes, os reajustes foram de 1,30%, com aumentos significativos nas passagens aéreas e no ônibus urbano. Por outro lado, o INPC, que mede a inflação para famílias com renda de 1 a 5 salários mínimos, não teve variação em janeiro, marcando 0,00%. Esses dados reforçam a tendência de desaceleração da inflação e são um sinal positivo para a economia brasileira.
O INPC, também calculado pelo IBGE, se refere às famílias com rendimento de 1 a 5 salários mínimos. O índice abrange dez regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e de Brasília.
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil