redacao@jornaldosudoeste.com

Inscrições para recenseadores do IBGE estão abertas

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Ao todo, 48,5 mil vagas são oferecidas em todos os estados brasileiros. Prazo para se inscrever vai até 15 de junho

Por Paloma Custódio (Agência Brasil 61)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está contratando 48.535 recenseadores em municípios de todos os estados brasileiros. O objetivo é selecionar candidatos para as localidades em que o número de classificados no último processo seletivo foi menor que o número de vagas ofertadas.

As inscrições estão abertas até o dia 15 de junho. Para se candidatar, é preciso preencher o formulário disponível no site do IBGE. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Segundo o IBGE, “o site está passando por instabilidade em virtude do alto número de acessos”. O instituto pede que os candidatos continuem tentando.

Seleção

A seleção dos candidatos não prevê aplicação de provas, apenas análise de títulos acadêmicos, em caráter classificatório. O requisito mínimo é ter ensino fundamental completo. Só é permitido se inscrever uma única vez para uma localidade à escolha do candidato.

O edital e o quadro de vagas detalhado estão disponíveis no link.

Após a seleção, os classificados para recenseadores serão convocados para um treinamento entre 18 e 22 de julho, por meio de edital a ser publicado no portal do IBGE. A coleta do censo começa no dia 1º de agosto de 2022.

Remuneração

A remuneração dos recenseadores é feita por número de domicílio coletado, variando conforme o tempo diário e semanal dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade encontrado na abordagem às residências.

Segundo o IBGE, os recenseadores trabalham por setor censitário, que é uma subdivisão feita pelo próprio instituto para operacionalizar a coleta de informações em campo. Cada setor tem em média 300 domicílios.

Além disso, o trabalho do recenseador não requer uma jornada diária fixa. O funcionário pode definir o próprio horário de trabalho, considerando a recomendação de no mínimo 25 horas semanais e respeitando os melhores momentos para fazer contato com as residências.

Pelo simulador do IBGE, é possível fazer uma estimativa da remuneração, de acordo com o município de atuação e tempo que pretende dedicar ao trabalho.

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 744