Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de ações culturais no município de Itambé, o prefeito municipal Eduardo Gama assinou, junto à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBa), o Termo de Adesão ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios Baianos, Municípios Culturais. A adesão do município foi publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 16 de março, formalizado assim a participação de Itambé no programa.
De acordo com o coordenador de Cultura de Itambé, Heliodório Almeida, o próximo passo será a elaboração do Plano Municipal de Cultura. “Já estamos articulando as ações da Coordenação Municipal de Cultura para elaboração desse plano, uma vez que, de porte deste documento, nosso Município terá acesso a todas as ações desenvolvidas pela SecultBa”, explicou o coordenador, lembrando que na última segunda-feira (03), já esteve em reunião para discutir o assunto com a representante territorial de Cultura do Médio Sudoeste, Cristal Ferraz.
Para o prefeito, Eduardo Gama, fazer parte dos Municípios Culturais é uma grande conquista para o município. “A partir de agora, o Governo do Estado passa a ter um olhar especial voltado para Itambé na área cultural, o que até então não acontecia, pelo motivo do Município não ter buscado antes essa formalização”, afirmou o prefeito.
Conforme o gestor, com a adesão e o cumprimento das exigências determinadas pela SecultBa, Itambé vai pactuar a realização conjunta de ações culturais como consultorias, assessorias, oficinas, formações e encontros. Eduardo ainda informou que estas ações são distribuídas nas seguintes categorias: Formação; Fomento; Institucionalização cultural; Arquivo e biblioteca; Linguagens artísticas; Patrimônio cultural; e Grupos identitários e tradicionais. “O Município vai trabalhar para alcançar todas as vertentes que o Programa oferece e assim desenvolver a Cultural local”, acrescentou.
(Ascom/PMI)