“Em cada canto desse hospital, vejo um lugar dedicado à saúde da mulher em todos os sentidos. Uma luz diferente, um olhar diferente, uma forma de lidar e entender que a mulher é especial”, frisou a deputada Ivana Bastos. As palavras de alegria e admiração foram expressas durante a inauguração do Hospital da Mulher no Largo de Roma, em Salvador, na tarde desta segunda-feira.
A inauguração contou presença do governador Rui Costa, do secretário de Saúde, Fabio Villas Boas, dentre outras autoridades. A unidade será o maior hospital especializado no atendimento à saúde da mulher do Norte-Nordeste, com dez salas cirúrgicas e 136 leitos: 97 destinados à internação, dez leitos de UTI e 29 leitos para hospital dia. O centro de diagnóstico está equipado com tomógrafo computadorizado, ultrassom, doppler scan, raio-X e laboratório 24 horas.
Serviços
O Hospital da Mulher vai prestar assistência nas áreas de ginecologia e mastologia, além do atendimento na área de reprodução humana, oncologia e situações relacionadas à violência sexual. As mulheres também terão acesso ao serviço de planejamento familiar. O objetivo será oferecer métodos contraceptivos reversíveis de longa duração. Esse serviço terá como público-alvo, principalmente, mulheres com risco de trombose, hipertensão, cardiopatias, com doença falciforme e/ou em situação de vulnerabilidade social.