redacao@jornaldosudoeste.com

Ivana Bastos se reúne com presidente mundial da Bamin

Publicado em

Na tarde da quarta-feira (13/7), a deputada Ivana Bastos se reuniu com o presidente da Eurasian Resources Group (ERG), empresa controladora da Bahia Mineração (Bamin), Benedikt Sobotka, com Erik Gaustad, supervisor dos ativos da companhia e com o presidente da Bamin, Cláudio Menezes.

A parlamentar, que também é presidente da Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), agora chamada Ferrovia Engenheiro Vasco Neto, solicitou informações sobre a participação e o andamento das atividades realizadas pela ERG – Bamin na construção do Porto Sul, em Ilhéus.

Na ocasião, o presidente da ERG destacou que a empresa confia no Brasil e na Bahia e por isso já investiu 1,4 bilhão de dólares nesse projeto que visa explorar o minério de ferro da região de Caetité e transportá-lo via construção do Porto Sul, em Ilhéus. Segundo ele, cada atitude tomada pela empresa e pelos parceiros aproxima a concretização do empreendimento. Sobotka falou também que acredita em resultados positivos nas tratativas comerciais com chineses e, eventualmente, com outros parceiros.

Ainda durante a reunião, o presidente enfatizou que negociações desse porte, especialmente com chineses, possuem um tempo adequado de duração, e citou como exemplo a recente parceria firmada com os asiáticos na República Democrática do Congo, a qual levou 14 meses para a sua concretização.

Ao final, Sobotka apresentou, junto ao presidente da Bamin, um pedido de colaboração à deputada Ivana Bastos para que nesse percurso final de viabilização do projeto, as prefeituras viabilizem através de instrumentos legais os detalhes finais das licenças das áreas geográficas das minas. A parlamentar prometeu articular com as prefeituras para sanar as pendências.

Otimista com o resultado da reunião, a deputada comemorou a presença do presidente da controladora da Bamin em solo baiano para diretamente finalizar as negociações de exploração do minério e construção do Porto Sul. “Após essa reunião, saio mais confiante e afirmo que está cada vez mais perto a concretização desse sonho baiano. Costumo dizer que não existe porto sem ferrovia e ferrovia sem porto, e que para ambos a Bamin é essencial”, considerou. 

Deixe um comentário