redacao@jornaldosudoeste.com

Jogo desenvolvido por pesquisadores da Uesb auxilia na regulação do sono de crianças

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por Assessoria de Comunicação – VCA <ascom@uesb.edu.br>

A infância é marcada por um momento de descobertas. Nesta fase da vida, os “porquês” são as palavras que mais saem da boca das crianças. Mas, assim como gostam de perguntar, também gostam de brincar. Então, unir conhecimento ao lúdico aparece como a melhor alternativa para fortalecer o processo de aprendizagem.

Pensando nisso, o estudante do curso de Psicologia da Uesb, Miguel Pires, em parceria com a coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicologia da Uesb (Nuppsi), Carmem Virgínia, e com a psicóloga Iasmim de Santana, desenvolveram o jogo “Além do dia e da noite: A dança do sono”. 

Em formato de tabuleiro, a atividade traz como objetivo ensinar, de forma lúdica, a importância da regulação saudável do sono. E não apenas as crianças, o instrumento também tem o intuito de orientar e educar os responsáveis sobre o papel desse estado de descanso no desenvolvimento e aprendizagem dos pequenos. Miguel conta como surgiu a ideia da criação do game: “Foi a partir de uma demanda muito grande de queixas de pais sobre insônia das crianças, de dificuldade de aprendizado e o uso excessivo das telas.”

Durante o seu percurso, o jogo apresenta alguns benefícios educacionais: educação sobre os diferentes estágios do sono e a sua função, reforço de conceitos educacionais por meio de minijogos, além do desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e gerenciamento de recursos. O objetivo é fazer com que o personagem tenha uma noite de sono restauradora. A trilha do tabuleiro, inclusive, é realizada com base no ciclo vigília-sono, explicado por Miguel: “A gente tem um relógio biológico, que chamamos de núcleo supraquiasmático, e ele vai regular o que é o dia, quando está claro, que significa a vigília; e o que é o escuro, que é o estado da noite, que significa o dormir”.

Algumas das abordagens do jogo trazem as complicações da exposição à luz azul, emitidas por aparelhos eletrônicos. “O uso dessas telas, em qualquer momento do dia, vai impedir que a criança tenha algumas trocas, como na alimentação, nas brincadeiras, na imaginação. O uso excessivo pode ser prejudicial para o desenvolvimento.”

O jogo – A mecânica do game funciona da seguinte forma: no primeiro momento, pelo tabuleiro, os jogadores exploram atividades do cotidiano; em seguida, é preciso equilibrar o uso de aparelhos eletrônicos, qualidade de alimentação e sono. Durante a jornada, são impostas algumas dificuldades como problemas relacionados ao descanso, como pesadelos e memórias, fazendo com que os jogadores tenham que resolver os desafios para ter uma noite tranquila.

Com o progresso, os personagens encontram algumas atividades que visam contribuir para o processo de aprendizagem e consolidação da memória. O avanço pela trilha do sono desbloqueia novos minijogos e conhecimentos para os personagens, refletindo os benefícios do sono para o desenvolvimento cognitivo.

Para o futuro, o estudante conta que deseja tornar acessível, para que possa ser trabalhado nas escolas, em clínicas ou em espaços formativos. A ideia é que seja fortalecido o debate sobre a importância da rotina saudável de sono e como os aparelhos eletrônicos podem atrapalhar o desenvolvimento físico, mental e social das crianças. Clique aqui para fazer o download do jogo “Além do dia e da noite: a dança do sono”.

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745