redacao@jornaldosudoeste.com

Julho Verde alerta para prevenção do câncer de cabeça e pescoço

Publicado em

Campanha quer conscientizar sobre importância do diagnóstico precoce

por Agência Brasil

A Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil) está promovendo a 7ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço neste mês de julho. Com o tema “Seu corpo, suas regras”, a campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce para evitar o aumento no número de óbitos e complicações decorrentes desse tipo de câncer.

Segundo a assessora jurídica da ACBG Brasil, Ana Paula Guedes Werlang, a falta de conhecimento sobre o assunto contribui para a falta de abertura das pessoas em relação ao tema e a compreensão da importância da identificação precoce da doença. O câncer de cabeça e pescoço é altamente curável quando detectado em estágios iniciais, por isso é fundamental que a população esteja atenta aos sinais e sintomas, como rouquidão persistente, dor de garganta contínua e dificuldade de engolir, e procure um especialista em caso de qualquer alteração.

A campanha contará com a participação de pacientes, profissionais de saúde, autoridades e membros da sociedade civil em ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação em todos os estados do país. Além disso, a ACBG Brasil está mobilizando uma rede de voluntários para ampliar o alcance das iniciativas. Acompanhar as atividades e apoiar a campanha é possível por meio das redes sociais da associação e do seu site oficial.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que ocorram cerca de 40 mil novos casos de cânceres de cabeça e pescoço por ano no Brasil, para o triênio 2023/2025. No entanto, o Inca ressalta que esses números são subavaliados devido a problemas na comunicação entre a rede pública e privada de saúde, especialmente nas regiões Norte e Nordeste e em algumas áreas do Sul. O diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de controle e cura da doença, além de minimizar as consequências do tratamento.

A campanha do Julho Verde busca, portanto, disseminar informações sobre prevenção, sinais e sintomas desses tumores, a fim de promover uma maior conscientização sobre o assunto e incentivar as pessoas a buscarem cuidados médicos o mais cedo possível. A mudança desse cenário depende não apenas da ação individual, mas também da adoção de hábitos saudáveis, como evitar o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e manter uma boa higiene oral, além de uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes protetores.

O Julho Verde é uma oportunidade para que a sociedade se una na luta contra o câncer de cabeça e pescoço, compreendendo que o autocuidado é fundamental para garantir uma vida saudável e com qualidade. Ficar atento aos sinais do corpo e buscar ajuda médica são atitudes que podem fazer toda a diferença na prevenção e no tratamento dessa doença.

Foto de Capa: Tânia Rego|Agência Brasil

Deixe um comentário