redacao@jornaldosudoeste.com

Justiça determina interrupção do lançamento de esgoto sem tratamento na bacia do Rio Pardo em Vitória da Conquista 

Publicado em

por Redação

A Justiça determinou que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), empresa vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, adote medidas emergenciais quanto ao armazenamento temporário dos efluentes drenados da Adutora de Esgoto Bruto que leva à Estação Elevatória de Esgoto do Bairro Conveima II, em Vitória da Conquista. A decisão, publicada no último dia 25 de julho, é uma resposta a Ação Civil Pública ajuizada em 11 de janeiro, último pela Promotora de Justiça Karina Gomes Cherubini, titular da Promotoria Regional Ambiental de Vitória da Conquista. 

O objetivo da Ação proposta pelo Ministério Público é interromper o lançamento de esgoto in natura no Córrego Lagoa de Baixo e no Riacho Santa Rita, ambos localizados na Bacia do Rio Pardo, em Vitória da Conquista.Na Ação, a promotora de Justiça Karina Gomes Cherubini apontou que a Embasa opera a Estação Elevatória de Esgoto de forma inadequada. “Não há Reservatório De Recebimento Temporário de Efluentes Não Tratados, para conjunturas emergenciais. Assim, em caso de necessidade de manobras específicas, para regularizar o fluxo em situações de obstrução ou entupimento da tubulação adutora, o esgoto bruto é lançado, sem tratamento, diretamente em corpos hídricos, no Córrego Lagoa de Baixo, afluente do Riacho Santa Rita”, reforçou. 

 A matéria completa você confere na Edição 739 do Jornal do Sudoeste! 

Acesse:  https://jornaldosudoeste.com/jornal-digital-edicao-739/

FOTO: REPRODUÇÃO/TV SUDOESTE 

1 comentário em “Justiça determina interrupção do lançamento de esgoto sem tratamento na bacia do Rio Pardo em Vitória da Conquista ”

Deixe um comentário