redacao@jornaldosudoeste.com

Justiça determina interrupção do lançamento de esgoto sem tratamento na bacia do Rio Pardo em Vitória da Conquista 

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

por Redação

A Justiça determinou que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), empresa vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, adote medidas emergenciais quanto ao armazenamento temporário dos efluentes drenados da Adutora de Esgoto Bruto que leva à Estação Elevatória de Esgoto do Bairro Conveima II, em Vitória da Conquista. A decisão, publicada no último dia 25 de julho, é uma resposta a Ação Civil Pública ajuizada em 11 de janeiro, último pela Promotora de Justiça Karina Gomes Cherubini, titular da Promotoria Regional Ambiental de Vitória da Conquista. 

O objetivo da Ação proposta pelo Ministério Público é interromper o lançamento de esgoto in natura no Córrego Lagoa de Baixo e no Riacho Santa Rita, ambos localizados na Bacia do Rio Pardo, em Vitória da Conquista.Na Ação, a promotora de Justiça Karina Gomes Cherubini apontou que a Embasa opera a Estação Elevatória de Esgoto de forma inadequada. “Não há Reservatório De Recebimento Temporário de Efluentes Não Tratados, para conjunturas emergenciais. Assim, em caso de necessidade de manobras específicas, para regularizar o fluxo em situações de obstrução ou entupimento da tubulação adutora, o esgoto bruto é lançado, sem tratamento, diretamente em corpos hídricos, no Córrego Lagoa de Baixo, afluente do Riacho Santa Rita”, reforçou. 

 A matéria completa você confere na Edição 739 do Jornal do Sudoeste! 

Acesse:  https://jornaldosudoeste.com/jornal-digital-edicao-739/

FOTO: REPRODUÇÃO/TV SUDOESTE 

1 comentário em “Justiça determina interrupção do lançamento de esgoto sem tratamento na bacia do Rio Pardo em Vitória da Conquista ”

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745