redacao@jornaldosudoeste.com

Lancheira Saudável: Dicas de Receitas Atrativas para Crianças na Volta às Aulas

Publicado em

A preparação de uma alimentação saudável, sem abrir mão da qualidade dos ingredientes, é indispensável para saúde e a manutenção da vida de todas as crianças

Por Ovo Comunicação

A volta às aulas pode ser uma oportunidade para proporcionar lanches nutritivos e saborosos para as crianças. Preparar uma lancheira saudável e equilibrada torna o momento do recreio ainda mais prazeroso, sem abrir mão da qualidade dos ingredientes.

Lara Folster, embaixadora no Brasil do projeto Food Revolution, criado pelo chef Jamie Oliver, e fundadora da Lanche&Co, empresa que oferece comida saudável para escolas, compartilhou algumas dicas para montar lancheiras coloridas e atrativas, evitando salgadinhos, alimentos ultraprocessados e bebidas açucaradas.

A seguir, confira cinco opções de lancheiras nutritivas e práticas:

Lancheira 1: Palitinhos de cenoura e queijo + água + uma fruta Lancheira 2: Sanduíche com pão, pastinha de ricota e pepino + água + uma fruta Lancheira 3: Bolinho de banana, cacau com linhaça + água + uma fruta Lancheira 4: Palitinhos de milho cozido, castanhas e queijo + água + uma fruta Lancheira 5: Queijo coalho com geleia + biscoito de arroz + água + uma fruta

Para embalar os lanches, Lara sugere evitar materiais plásticos e optar por sacos de papel kraft, que são sustentáveis e contribuem para a redução do descarte ao meio ambiente durante a reciclagem.

A empresária destaca que o momento escolar é uma oportunidade para apresentar novos alimentos e melhorar a oferta de itens nos lanches. Ela ressalta que, embora as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) sejam essenciais, a hora do recreio também pode ser aproveitada para oferecer opções simples e nutritivas.

Para os dias em que falta tempo ou criatividade, combinações como água, biscoito de polvilho e uma fruta, ou duas frutas e água, são suficientes. As frutas podem ser banana, maçã, uva ou tomate cereja. É importante lembrar que, para crianças até quatro anos, é recomendado cortar os alimentos ao meio para evitar riscos de engasgo.

Lara também enfatiza a importância de incentivar a autonomia das crianças na hora dos lanches, fortalecendo ainda mais a conscientização sobre a alimentação saudável. Ela sugere enviar o pão já cortado e uma espátula para que as crianças possam preparar o próprio recheio, que pode ser uma geleia sem açúcar ou queijo. Esse processo pode ajudar crianças com seletividade alimentar a se alimentarem melhor e se sentirem empoderadas.

Foto de Capa: Divulgação/FreePik

Deixe um comentário