Por: MF Press Global Gestão geral
O jornal Folha de São Paulo publicou uma matéria esta semana que fala sobre o aumento do interesse dos brasileiros por investimentos. A publicação menciona ainda que, com isso, influencers da área estão cada vez mais “explodindo”. O texto cita também que um levantamento indica que 255 deles reúnem 94 milhões de seguidores nas redes.
O investidor André Janeiro Dias, dono do canal do Youtube “Mestre da Riqueza”, que possui quase 89 mil inscritos, confirmou a informação da Folha completando o assunto, mencionando que isso se dá porque muitos influenciadores de Finanças tem buscado fornecer um bom conteúdo informativo sobre esse segmento. “Além da informação de qualidade, temos também o tão eficiente boca à boca entre quem busca orientação para isso, põe em prática e testemunha os resultados.
Pensando em ilustrar um pouco mais essa estatística, André elaborou uma lista com três dicas de como sair da poupança e aos poucos se tornar um investidor com bons retornos.
1- Escolher bem quem seguir
“Busque conteúdos de bons educadores financeiros. Busque quem tem resultados positivos para mostrar. Nesse caso em específico (bom conteúdo + provação de resultados) muitos seguidores podem sim indicar quem é bom ou não tanto nesse mercado”, disse.
2- Estudo
“Como tudo na vida, para investir é necessário ter conhecimento do que e como. Isso pode impedir que você caia em golpes de pessoas que prometem rentabilidades fantasiosas e que divergem da realidade atual do mercado. Tivemos recentemente a questão do ‘Sheik dos Bitcoins’. Pessoas bem informadas jamais acreditariam no que era prometido ali”, relembrou.
3- Faça uma reserva de emergência antes de começar a investir
“Muito importante você ter essa segurança. Ao tempo que digo isso, falo que é preciso começar a investir aos poucos. 10% do seu capital é suficiente para este início. Junto a isso trago também o ponto 2: estudo. Isso lhe trará também a clareza de iniciar seus investimentos em rentáveis mais seguros. Sugiro trocar a poupança por investimentos mais adequados como Tesouro SELIC ou até mesmo um CDB de liquidez diária com rentabilidade em 100% do CDI ou mais, com resgate imediato”, finalizou.
Sobre André Dias
André Janeiro Dias é sócio da Holding DIAS&DIAS com projetos como Riqueza em Dias, Carol Dias, Irmãos Dias Podcast entre outras empresas ligadas ao empreendedorismo no Brasil. Investidor e criador do canal Mestre da Riqueza entre diversos outros meios de comunicação voltados ao mundo das finanças. Com experiência atuante no mercado financeiro pelo Banco Itaú por mais de 10 anos e investidor a mais de 15 anos na bolsa de valores, André também é formado em administração de empresas e MBA em controladoria, auditoria e finanças pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Ele defende a ideia de que investir da maneira correta traz uma consciência mais tranquila por conta dos melhores resultados.