A população de Carinhanha viveu momentos de terror na madrugada desta quarta-feira (18). Por volta de 01hs00, cerca de vinte homens fortemente armados invadiram a cidade, fizeram um grupo de pessoas que estavam em um bar no Bairro Sudene reféns, se dividiram e dirigiram-se para as sedes da Delegacia territorial de Polícia Civil e da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar e para a agência do Banco do Brasil.
Enquanto parte do bando metralhava a Delegacia Territorial de Polícia Civil, o prédio do Pelotão da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar e as viaturas, outra parte explodia os caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil, que ficou parcialmente destruída.
A ação durou poucos minutos e os bandidos, com quatro reféns que foram liberados logo em seguida, fugiram pela Rodovia BR-030, no sentido de Guanambi, utilizando três SW4 e um VW Gol espalhando grampos para cortar pneus no trajeto para dificultar a ação da Polícia. Há informações, inclusive, que uma das viaturas da Polícia Militar dos municípios vizinhos que foram acionadas para tentar interceptar os bandidos teria furado os pneus.
Os bandidos teriam deixado a BR-030 na altura do entroncamento para a cidade de Iuiu e fugido pela BA-613, possivelmente em direção ao município mineiro de Matias Cardoso, embora não esteja descartada a possibilidade de que possam estar utilizando estradas vicinais para os municípios de Feira da Mata, Palmas de Monte Alto ou Sebastião Laranjeiras.
De acordo com as primeiras informações ainda não há uma estimativa do montante de dinheiro que os bandidos teriam levado.
Segundo relato do Comandante do Pelotão da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar, Ten PM Renan Messias, um dos quatro reféns que foram levados pelos bandidos e liberados após a saída do perímetro urbano de Carinhanha, teria pulado da camionete durante a fuga e sofrido escoriações pelo corpo.
O trabalho dos peritos do Departamento de Polícia Técnica de Guanambi, que deverá ser realizado nesta manhã, poderá ser prejudicado pelo fato de que populares invadiram o que restou da agência do Banco do Brasil após a fuga dos bandidos. Fontes do Pelotão da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar informaram não ter sido possível fazer o isolamento da área no primeiro momento e evitar que houvesse a invasão de populares no local.