Nesta quarta-feira, 28, o presidente da República, Michel Temer, anunciou investimentos de R$ 253 milhões ao implementar o Programa Mais Alfabetização. Nos próximos dois anos, o Governo Federal vai direcionar o total de R$ 523 milhões, por meio do Programa, para Escolas e municípios em todo o país.
Na oportunidade, o presidente Michel Temer ressaltou que, em menos de dois anos, o Governo Federal reformou o Ensino Médio, aprovou a Base Curricular, ampliou o Ensino em Tempo Integral, criou a Residência Pedagógica e melhorou as condições do financiamento estudantil. “Portanto, o nosso Governo e toda a equipe do Ministério da Educação fizeram uma verdadeira revolução silenciosa na Educação brasileira. Trabalho em silêncio que produz os resultados que aqui verificamos. Portanto, nós todos trabalhamos duro não para oferecer uma Educação qualquer, mas uma Educação de qualidade, voltada para o futuro”, destacou.
Durante a cerimônia, professores e diretores de Escolas com 90% ou mais dos alunos com resultados suficientes na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) em Leitura e Matemática receberam Certificado de Reconhecimento do MEC, assim como prefeitos, secretários e diretores de municípios com 80% ou mais dos alunos com resultados suficientes na ANA. No total, 292 Escolas alcançaram 90% de resultados eficientes em Leitura e Matemática. Dessas, 63 (22%) são da rede estadual de Ensino e 229 (78%) da rede municipal.
Mais Alfabetização – O Programa vai fortalecer e apoiar as Escolas no processo de alfabetização dos estudantes no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. A adesão ao Mais Alfabetização foi de 49 mil Escolas, com atendimento de 3,6 milhões de estudantes em 156 mil turmas do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental em todo o país.