redacao@jornaldosudoeste.com

Mais de 35% dos adolescentes brasileiros possuem condição de saúde bucal que pode afetar a qualidade de vida; saiba qual

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Impactos, além da estética, incluem função mastigatória e saúde das articulações

por Carla Louyse – redacao4@centralpress.com.br

A má oclusão, conhecida por afetar o alinhamento dos dentes, é uma condição comum que impacta indivíduos de todas as idades, mas que frequentemente se torna mais complexa durante a adolescência. É nessa fase que geralmente se inicia o tratamento, levando em consideração diversas causas, como fatores genéticos, hábitos orais prejudiciais e traumatismos. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal de 2010, 35,6% dos adolescentes avaliados apresentavam má oclusão, sendo que 9% deles tinham uma condição muito severa ou incapacitante. O estudo envolveu mais de cinco mil jovens com idades entre 15 e 19 anos.

Quando não tratada, a desarmonia causada pela má oclusão não afeta apenas a estética facial, mas também pode resultar em sérios problemas para a saúde bucal e geral das pessoas. Entre as complicações mais comuns estão dificuldades na mastigação, distúrbios de fala e do sono, problemas posturais, disfunções na mandíbula, sensibilidade, desgaste anormal e perda de dentes.

“São diversos os fatores que influenciam essa condição. Alguns casos têm uma base genética, em que a estrutura óssea da face pode predispor certos tipos de desalinhamento dentário. No entanto, alguns hábitos podem contribuir diretamente para o desenvolvimento da má oclusão, como uso prolongado de chupeta na infância, sucção de dedo, roer unhas, deglutição atípica, respiração pela boca, má postura da língua, mordida desalinhada, ranger e apertar os dentes”, esclarece a dentista e supervisora de Treinamento e Educação da ClearCorrect, Fernanda Santini. Além disso, a condição pode se desenvolver após traumas severos na região.

Avanço nos tratamentos
O diagnóstico precoce é crucial para iniciar o tratamento adequado, que varia conforme a causa e a complexidade do caso, podendo envolver o uso de aparelhos ortodônticos e, em casos graves, intervenções cirúrgicas corretivas para reposicionar os maxilares e restituir a saúde dos ossos.

Nesse contexto, os alinhadores transparentes têm ganhado destaque como uma alternativa eficaz e esteticamente agradável para corrigir a má oclusão, especialmente entre adolescentes. “Os alinhadores ortodônticos transparentes são quase imperceptíveis, oferecendo um tratamento mais discreto em comparação aos aparelhos ortodônticos convencionais”, avalia a especialista. 

Foto: Envato

1 comentário em “Mais de 35% dos adolescentes brasileiros possuem condição de saúde bucal que pode afetar a qualidade de vida; saiba qual”

  1. Belhaven University’s unique combination of diverse programs and majors sets it apart from other universities, including state universities. The university’s commitment to providing a holistic and personalized education ensures that students receive the attention and support they need to thrive academically and professionally. Whether pursuing their passion in the arts, honing their business skills, or making a difference in healthcare, students at Belhaven University are equipped with the knowledge, skills, and experiences necessary for success in their chosen fields.

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 744