Apenas em três semanas são assassinadas no Brasil mais pessoas do que o total de mortos em todos os ataques terroristas no mundo, nos cinco primeiros meses de 2017. É o que mostra o Atlas da Violência 2017, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Segundo o estudo, que analisa os números e as taxas de homicídio no país entre 2005 e 2015, o Brasil registrou, em 2015, 59.080 homicídios. Isso significa 28,9 mortes a cada 100 mil habitantes.
Os Estados que apresentaram crescimento superior a 100% nas taxas de homicídio no período analisado estão localizados nas regiões Norte e Nordeste. Entre os municípios mais violentos, a Bahia se sobressai. Altamira, no Pará, lidera a relação dos municípios mais violentos, com uma taxa de homicídio somada a MVCI de 107. Em seguida, aparecem Lauro de Freitas, na Bahia (97,7); Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe (96,4); São José de Ribamar, no Maranhão (96,4); e Simões Filho, também na Bahia (92,3). As regiões Norte e Nordeste somam 22 municípios no ranking dos 30 mais violentos em 2015.
Diante desse cenário e ciente sobre o crescimento dos índices da violência urbana, a Federação Sul Americana de Krav Maga (FSAKM), a única representante oficial da modalidade no Brasil, México e Argentina e detentora da marca Krav Maga no Brasil, está aumentando a quantidade de academias e de instrutores habilitados em toda a Bahia.
O objetivo é atender à crescente demanda pela defesa pessoal israelense, com a mesma qualidade do Krav Maga praticado em Israel. Hoje a FSAKM conta com 14 instrutores habilitados atendem em diferentes endereços em Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista, e o número de academias não para de crescer. Em maio, duas academias foram inauguradas: na R. Dr. Bureau, 100, no Bairro Costa Azul, em Salvador, e na Av. Praia de Itapoã, Quadra A, Lote 44, n 255.
Segundo Henrique Cerqueira, instrutor-chefe da FSAKM na Bahia, esse crescimento vem acontecendo de forma planejada e com as mesmas exigências e a responsabilidade com que a FSAKM atua no país e fora dele. “A formação de instrutores de Krav Maga requer extrema responsabilidade, por se tratar de uma atividade ligada à segurança e a vida das pessoas e, por isso, a Federação Sul Americana de Krav Maga usa, ainda hoje, o método utilizado em Israel”, explica Cerqueira.
Combate à violência à mulher ainda é tímido na Bahia – Passados mais de dois anos desde a instauração da Lei do Feminicídio no Brasil, o Estado da Bahia registra apenas uma condenação, que prevê a violência de gênero como agravante. Embora os mutirões atuem no sentido de dar celeridade aos casos de violência de gênero, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) alerta para a dificuldade que as mulheres encontram, no início do processo, como o momento da denúncia. Muitas vezes, as mulheres se sentem desacreditadas e desencorajadas a seguir adiante.
Henrique Cerqueira conta que atualmente 30% das pessoas matriculadas na Federação Sul Americana de Krav Maga são mulheres. “A modalidade contribui no aumento da autoconfiança para que as mulheres se tornem mais atentas e ativas no que diz respeito à sua proteção e na de seus filhos, o que faz com que elas se tornem agentes ativas no combate à violência”, afirma.
O que é Krav Maga – Criado em Israel, na década de 40, por Imi Lichtenfeld, o Krav Maga é o método de defesa pessoal que permite que qualquer pessoa – independentemente de força física, idade ou sexo – consiga se defender de um agressor ou de mais agressores, de maior porte ou mais fortes, armados ou não.
Não se trata de uma arte marcial e sim da única modalidade reconhecida mundialmente como arte de defesa pessoal. No Krav Maga não há competições, campeonatos ou medalhas. O maior troféu é a vida que será salva um dia.
O treinamento orientado por instrutores qualificados transmite aos praticantes as diversas possibilidades de defesa. Os detalhes tornam a técnica eficiente e a instrução bem executada, prepara o aluno para enfrentar qualquer tipo de agressão.
Do ponto de vista físico, o princípio desta modalidade de defesa é que os exercícios sejam exequíveis por qualquer pessoa, em seu ritmo próprio, respeitando o limite de seu corpo. Ainda assim, há o estímulo para que os alunos se exercitem diariamente.
O Krav Maga é um caminho de vida e quem pratica aprende a explorar o melhor de si, superando obstáculos físicos e mentais e se tornando uma pessoa melhor em todos os sentidos.
Hoje, civis e militares adotam a modalidade no mundo inteiro por sua eficiência em combate. Entre os alunos da Federação, 30% são mulheres.
Krav Maga no Brasil – A defesa pessoal israelense foi trazida ao Brasil, em 1990, por Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-preta – 8º Dan). Grão Mestre Kobi começou a praticar o Krav Maga aos três anos de idade com Imi Lichtenfeld e foi o primeiro faixa-preta de Imi a sair do estado de Israel para difundir a modalidade pelo mundo.
Ao chegar ao Brasil, Grão Mestre Kobi se estabeleceu na cidade do Rio de Janeiro, onde fundou e hoje dirige a Federação Sul Americana de Krav Maga. Ao longo destes 27 anos, a Federação vem realizando um trabalho extremamente sério e responsável. Ainda hoje, o método de prática e de ensino da FSAKM é o mesmo criado por Imi Lichtenfeld e utilizado em Israel.
Grão Mestre Kobi supervisiona pessoalmente a prática e a divulgação do Krav Maga no Brasil, na Argentina e no Peru, mantendo o alto nível ético e técnico dos instrutores e alunos, seguindo os passos ditados por Imi.
Academias e instrutores na Bahia:
– Henrique Raeder Cerqueira e Danilo Lima, Academia Central de Krav Maga, Av. Paulo VI, nº 1471, Ed. Redenção Trade, 1º andar, Pituba, Salvador – BA
– Danilo Lima, Centro de Treinamento Passos, Rua José Wilson Vasconcelos, nº 19, Federação (próximo ao Engenho Velho da Federação, vindo pela Avenida Cardeal da Silva), Salvador – BA
– Carlos Primo Junior, Rua Octávio Barreto, 11, Bonfim, Salvador – BA (rua em frente ao ponto da Baixa do Bonfim)
– Roque Jorge, Academia Haganá, Av. D. João VI, nº 579, 1º andar, Brotas, Salvador – BA
– Academia Paulo Fraga, Av. Praia de Itapoã Quadra A 17 Lote 44, N° 255 – Vilas do Atlantico, Salvador -BA
– Gabriel Carvalho, Jaian Ramalho e Eduardo Atayde, Desarme: Academia de Krav Maga e Artes Marciais, Av. Orlando Gomes, nº 323, Costa Verde Tênis Clube, Salvador – BA
– Gabriel Carvalho, Escola De Dança Juliana Stagliorio, Rua doutor Boureau, 100, Costa Azul, Salvador – BA
– Claudio Tetsuo, CT OGW Barra, Rua Cézar Zama, 316, Barra (Associação Atlética da Bahia), Salvador – BA
– Academia Tony Granjo, Rua Marechal Floriano, 60, Canela, Salvador – BA
– Lucas Estrela, Academia Via Atlética, Praça Conselheiro Almeida Couto, nº 186, Nazaré – Salvador – BA
– Paulo Oliva, Academia Iedo Menezes, Rua Milton Gonçalves, nº 185, Bairro Guarani, Vitória da Conquista
– Otavio Macedo, Academia e Arte, Rua Governador Juraci Magalhães, 792, Ponto Central, Feira de Santana
– Otavio Macedo, Joselito Correia e Leonardo Fortes, Academia de Krav Maga da Paralela, Av. Luís Viana, 2489, Lj 07, Stock Center/Paralela, Salvador-BA
– Jaian Ramalho, Academia Maximma Fitness, Rua Manoel Suarez, 25, (Atrás do Posto BR), Stella Maris, Salvador – BA
– Daniel Ribeiro, Av. Praia de Itapoã, Quadra A, Lote 44, n 255, Salvador – BA
Para para saber mais, mais, acesse: www.kravmaga.com.br