Estudo revela aumento de contratações entre inscritos no CadÚnico e Bolsa Família
Por Katia Maia/ Agência Voz
O mercado de trabalho formal tem impulsionado a inclusão social. Um levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que, entre janeiro de 2023 e setembro de 2024, 91,49% das 3,4 milhões de novas contratações beneficiaram inscritos no Cadastro Único, (CadÚnico), enquanto 71,11% foram direcionadas a beneficiários do Bolsa Família.
A “Regra de Proteção”, criada em 2023, tem sido um diferencial. Ela garante que famílias que aumentem a renda formal não percam o benefício por até dois anos, desde que a renda por pessoa não ultrapasse meio salário mínimo.
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, destacou o impacto dessas contratações. Segundo ele, o que se está vendo são pessoas saindo da pobreza pela renda fruto do trabalho.
O setor de serviços liderou as contratações, com destaque para saúde, educação, transporte e serviços de escritório, gerando mais de 1 milhão de postos de trabalho. Empresas de médio e grande porte foram responsáveis por 1 milhão de vagas, enquanto microempresas criaram 564 mil oportunidades de emprego.
Foto: Roberta Aline/ MDS