redacao@jornaldosudoeste.com

Minas Gerais entre os três destinos mais procurados do Brasil para o Carnaval, impulsionado por ações do Governo do Estado

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por Petrônio Souza

Minas Gerais se destaca como um dos três destinos mais procurados do Brasil para o Carnaval, ao lado de Pernambuco e São Paulo, segundo dados da Azul Linhas Aéreas. Para atender à crescente demanda, a companhia anunciou a disponibilização de mais de 46 mil assentos extras em 290 voos adicionais, reforçando a conectividade com os destinos mais buscados durante o período festivo.

Especificamente para Belo Horizonte, a Azul programou 108 voos extras entre 26 de fevereiro e 9 de março de 2025, somando mais de 15 mil assentos adicionais no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (Confins). As operações incluem partidas e chegadas na capital mineira, conectando-a a destinos turísticos do Nordeste, como João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Aracaju (SE), Salvador (BA) e Porto Seguro (BA).

Esse aumento na oferta de voos reflete o impacto das ações estratégicas do Governo de Minas Gerais, que intensificou a promoção do estado em diversas capitais do país. A campanha de divulgação do Carnaval da Liberdade e das experiências turísticas mineiras foi amplamente trabalhada em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife, despertando o interesse dos viajantes.

A Secretária Adjunta de Comunicação, Bárbara Bottega, destaca o papel dessas ações na alta procura pelo estado: “Os resultados demonstram a eficácia da estratégia de promoção de Minas Gerais como um dos principais destinos turísticos do país. Trabalhamos a divulgação em várias capitais, reforçando o Carnaval da Liberdade e as experiências únicas do nosso estado, o que se reflete no aumento da demanda aérea.”

O Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, enfatiza a diversidade do turismo mineiro como um diferencial competitivo: “Minas Gerais é plural. Temos um dos carnavais mais vibrantes do país e, ao mesmo tempo, oferecemos refúgios culturais e naturais que encantam os visitantes. Esse equilíbrio fortalece nosso turismo e atrai cada vez mais pessoas para vivenciar Minas.”

Com a ampliação das conexões aéreas e a crescente visibilidade do turismo mineiro, Minas Gerais reafirma seu protagonismo no Carnaval e se destaca como um dos destinos mais procurados do Brasil para 2025.

Carnaval das Cidades Históricas

As cidades históricas de Minas Gerais sempre preservaram o carnaval mais tradicional do Estado, com seus blocos caricatos, muitos centenários, e um jeito muito peculiar de viver o carnaval e suas manifestações regionais durante os dias de folia.

Até bem pouco tempo não havia destaque para o Carnaval em Minas Gerais, e foram as cidades históricas que mantiveram a tradição da festa momesca no Estado, com o tradicional carnaval de rua e de bloquinhos de Diamantina, Ouro Preto, São João Del Rei, entre muitas outras, como um destino turístico nacional consolidado durante anos.

A tradição do carnaval de rua é secular em Minas, sendo que o bloco considerado o mais antigo do Brasil está na cidade de Ouro Preto, com mais de 150 anos de existência e em plena atividade até os dias de hoje, o lendário Bloco Zé Pereira dos Lacaios.

Nos últimos anos, o carnaval das marchinhas, dos blocos caricatos e os desfiles pelas ruas e ladeiras das cidades históricas vem dominando a programação e atraindo turistas que buscam festa, folia, tranquilidade e segurança. E para o ano de 2025, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – SECULT, as cidades mineiras prepararam uma programação especial, considerando o Carnaval da Liberdade, sempre inclusivo e participativo; e o Carnaval da Tranquilidade, com programação alternativa, acontecendo nos distritos e vilarejos das cidades históricas, voltando para quem quer conforto, segurança e muita tranquilidade nos dias de folia.

Fotos: Divulgação

1 comentário em “Minas Gerais entre os três destinos mais procurados do Brasil para o Carnaval, impulsionado por ações do Governo do Estado”

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 746