redacao@jornaldosudoeste.com

Ministério da Saúde amplia acesso a medicamentos para portadores de Doença Falciforme

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por Redação *

O Ministério da Saúde anunciou na quinta-feira (3) a incorporação do medicamento Deferiprona para o tratamento da sobrecarga de ferro em pacientes com Doença Falciforme no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em comunicado, a pasta ressaltou que, a partir dessa decisão, qualquer pessoa que necessite de tratamento para o acúmulo excessivo de ferro, independentemente da causa, poderá acessar todas as opções terapêuticas disponíveis na rede pública.

O Ministério explicou que o excesso de ferro é uma condição comum entre pessoas com Doença Falciforme devido à necessidade de transfusões sanguíneas frequentes, realizadas para controlar crises de dor e outras complicações associadas.

“O acúmulo de ferro no organismo, se não tratado, pode causar sérios danos a órgãos vitais, como Coração, Fígado e Glândulas Endócrinas”, alertou a nota.

Conforme o Ministério da Saúde, a Deferiprona é um Quelante de Ferro, uma substância que se liga ao excesso de ferro no corpo, facilitando sua eliminação pela urina. “Além de reduzir os riscos associados ao acúmulo de ferro, o medicamento possui uma posologia mais favorável em comparação a outras opções, o que facilita a adesão ao tratamento”, apontou a nota.

Anteriormente, o uso da Deferiprona no SUS era restrito a pacientes com Talassemia maior que não podiam usar a Desferroxamina devido a contraindicações, intolerância ou dificuldades de administração.

A Doença Falciforme é uma condição genética e hereditária que provoca uma deformação nos glóbulos vermelhos, que adotam um formato de foice. Essa alteração compromete a circulação sanguínea, resultando em dores intensas, anemias, infecções e complicações em diversos órgãos.

O Ministério da Saúde estima que cerca de 60 mil pessoas no Brasil convivam com a doença, que é mais prevalente entre pessoas negras. O tratamento envolve o controle dos sintomas, a prevenção de complicações e, em muitos casos, transfusões sanguíneas regulares.

* COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA BRASIL – https://agenciabrasil.ebc.com.br/

Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

5 comentários em “Ministério da Saúde amplia acesso a medicamentos para portadores de Doença Falciforme”

  1. Somebody essentially lend a hand to make significantly articles Id state That is the very first time I frequented your website page and up to now I surprised with the research you made to make this actual submit amazing Wonderful task

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 748