redacao@jornaldosudoeste.com

Ministério da Saúde amplia uso de insulinas no SUS para pacientes com diabetes

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por Janary Damacena

Para garantir mais acesso à insulina pelos pacientes com diabetes tipo 2, o Ministério da Saúde publicou portaria que vai ampliar o fornecimento de insulinas análogas, tanto de ação rápida quanto prolongada. Essa mudança vem para enfrentar a crise mundial de falta de insulina e trazer mais alternativas para quem já luta contra a doença.

Até agora, essas insulinas eram usadas apenas para pacientes com diabetes tipo 1, mas com a nova decisão, mais de 2,7 milhões de brasileiros com diabetes tipo 2 vão poder se beneficiar. A medida vai ser aplicada de forma gradual, com planejamento para garantir que todos tenham acesso de maneira organizada.

O Ministério da Saúde já oferece insulina de graça nas Unidades Básicas de Saúde e também no programa Farmácia Popular. O governo também está garantindo o abastecimento para que a distribuição siga sem interrupções.

Além de garantir o medicamento, o SUS também oferece acompanhamento contínuo por meio da Atenção Básica, com monitoramento regular dos índices glicêmicos, fornecimento de fitas reagentes, lancetas e seringas. Isso tudo sem custo algum para o paciente.

Foto: AgenciaPTN

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745