redacao@jornaldosudoeste.com

Ministério da Saúde conclui entrega de 1,2 milhão de vacinas contra a Covid-19 em todo o Brasil

Publicado em

Novo pregão para a aquisição de mais 69 milhões de doses foi finalizado para proteger a população nos próximos anos

Por Agência Gov | Via MS

Todos os 26 estados e o Distrito Federal foram contemplados com os imunizantes contra a doença. Cabe aos gestores estaduais a distribuição para os municípios. – Foto: Ricardo Valarini/MS

O Ministério da Saúde recebeu, em outubro, cerca de 1,2 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 e deu início à distribuição para todo o Brasil. A ação foi concluída na quinta-feira (31/10), com todos os 26 estados e o Distrito Federal contemplados com os imunizantes contra a doença. O lote faz parte de uma compra emergencial e cabe aos gestores estaduais a distribuição para os municípios. Recentemente, um novo pregão para a aquisição de mais 69 milhões de doses foi finalizado. Com a nova compra, a população terá a garantia de proteção contra as formas graves da doença pelos próximos 2 anos.

Desde maio, o Ministério da Saúde distribui a vacina com a variante XBB 1.5, que é uma versão atualizada e monovalente do imunizante. Até o momento, mais de 4,4 milhões de doses da vacina XBB 1.5 foram aplicadas em todo o Brasil. Segundo dados da cobertura vacinal contra a Covid-19, cerca de 86% dos brasileiros têm ao menos duas doses da vacina.

Conforme lembra Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) , “a vacinação é uma ferramenta essencial para proteger crianças e adultos contra a covid-19 e outras doenças”.

Sobre a vacina

A imunização atualmente está recomendada no Calendário Nacional de Vacinação para crianças entre seis meses e menores de 5 anos de idade na rotina; para pessoas dos grupos prioritários a partir de 5 anos de idade; e para população geral a partir de 5 anos de idade, desde que não tenham nenhuma dose anterior de vacina covid-19.

O Ministério da Saúde adota estratégias para manter a vacinação em dia e garantir a proteção da população. Todas as ações são realizadas em diálogo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Deixe um comentário