redacao@jornaldosudoeste.com

Ministério da Saúde divulga roteiro para identificação precoce da demência

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por Janary Damacena

Estimativas do Ministério da Saúde indicam que cerca de 80% das pessoas com demência no Brasil não receberam esse diagnóstico. O dado alarmante reflete um problema que vai além da saúde, envolvendo fatores sociais e o estigma em torno da doença.

Para ajudar a enfrentar essa realidade, o Governo Federal lançou um fluxograma inédito chamado Identificação da Demência na Atenção Primária. A ferramenta, que é uma espécie de caderneta com 10 páginas, está destinada a profissionais de saúde e tem objetivo de tornar o diagnóstico de demência o mais precoce possível já no primeiro nível de atendimento pelo SUS.

Segundo a Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, essa etapa do atendimento tem grande potencial nesse processo, especialmente com o apoio dos agentes comunitários de saúde, que podem ser os primeiros a identificar sinais iniciais da doença. Para se ter uma ideia, em 2023, o SUS realizou quase 332 mil atendimentos a idosos com demência, um aumento significativo em comparação ao ano anterior, que registrou 253 mil atendimentos.

Apesar dos avanços, muitos casos ainda são diagnosticados tardiamente. O que precisa mudar? De acordo com especialistas, é fundamental desmistificar a ideia de que comportamentos como isolamento e solidão fazem parte do envelhecimento. Esses sinais podem indicar demência, e é possível agir sobre eles desde cedo.

O novo fluxograma lançado pelo Ministério da Saúde organiza o diagnóstico da demência em três etapas simples, desde a identificação dos sintomas até a avaliação médica. Desta forma, agora os profissionais de saúde contam com um guia prático, que pode ser acessado e utilizado diretamente na atenção primária. Com essa iniciativa, o Ministério da Saúde espera melhorar o diagnóstico e tratamento da demência, oferecendo cuidado mais rápido e acessível à população.

Foto:Gerd Altmann por Pixabay

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 744