Ministério da Saúde anunciou a reativação e repactuação de mil obras em diferentes regiões do país
Por Janary Damacena – Agência Voz
Obras paralisadas na área da saúde por todo o Brasil estão prestes a ganhar uma nova história. Isso porque o Ministério da Saúde anunciou a reativação e repactuação de mil obras em diferentes regiões do país. A medida faz parte de uma ação para fortalecer o acesso à saúde pública e contará com um investimento de mais de R$ 353 milhões, conforme previsto na Portaria GM/MS nº 5.426/2024.
De acordo com a ministra Nísia Trindade, essa iniciativa reforça o compromisso do governo federal com a transparência e a eficiência na gestão dos recursos públicos. Segundo a medida, serão duas frentes de trabalho: a reativação, que regulariza obras desatualizadas nos sistemas, e a repactuação, que retoma projetos paralisados ou inacabados com o apoio financeiro do governo federal para a conclusão.
Entre as obras contempladas estão 137 Academias de Saúde, 10 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), 28 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e mais de 800 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de Centros de Parto Normal, Centros de Reabilitação e até oficinas ortopédicas.
Esse investimento faz parte do Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas, sancionado em novembro de 2023. Para Henrique Chaves, diretor de Programa do Ministério da Saúde, essa é uma oportunidade única para transformar obras esquecidas em serviços essenciais para a população. A expectativa do Governo Federal é a de que essas iniciativas entreguem mais qualidade de atendimento e ampliem a estrutura de saúde em todas as regiões do Brasil.
Foto: pixabay